Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2010 02 SM promove ações solidárias em benefício das populações de São Luís do Paraitinga e do Haiti

Clientes

SM promove ações solidárias em benefício das populações de São Luís do Paraitinga e do Haiti

Feb 05, 2010

Por acreditar que a leitura, ao mexer com o imaginário, se transforma em uma experiência reconfortante, Edições SM está se mobilizando, em parceria com o Instituto Ecofuturo e com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, para montar um pequeno acervo de livros na escola municipal Monsenhor Inácio Gioia, em São Luís do Paraitinga, interior de São Paulo, destinado às pessoas ali abrigadas. “No mês de janeiro foram enviados 100 livros sobre variados assuntos e indicados para diversas faixas etárias, de modo a incentivar e influenciar a leitura”, explica a gerente editorial de Edições SM, Maria Dolores Prades, responsável pela iniciativa.

A cidade histórica do Vale do Paraíba, que é preservada oficialmente desde 1982, foi uma das mais atingidas pelas chuvas do início deste ano. A cidade ficou isolada, com 9 mil pessoas desalojadas, e todos aqueles que acompanharam as imagens pela televisão puderam ver a dolorosa cena do desmoronamento de muitos patrimônios históricos, inclusive da Igreja Matriz da cidade.

A proposta de enviar uma seleção de títulos ao local foi trazer, por meio da literatura, uma sensação de conforto, familiaridade e solidariedade para as cerca de 90 pessoas que estão abrigadas na escola desde que o município foi afetado pela grande quantidade de chuvas.

Apoio também ao Haiti – Em outra ação social, a Fundação SM realizou em janeiro uma campanha solidária, com a mobilização de seus funcionários para coleta de materiais de primeira necessidades para a população haitiana, como alimentos não-perecíveis, produtos de higiene e medicamentos, engajando-se na campanha promovida pela Secretaria da Defesa Civil, da Presidência da República.

Document Actions

Logo_SM O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.


No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom