Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2010 10 Evento debate a importância da leitura para promover a educação de qualidade no Brasil

Clientes

Evento debate a importância da leitura para promover a educação de qualidade no Brasil

Oct 19, 2010

No próximo dia 22 de outubro acontece em São Paulo o primeiro de uma série de Fóruns de Leitura promovidos pela Fundação SM (FSM). O objetivo dos encontros – voltados a educadores, bibliotecários, mediadores de leitura, estudantes de pedagogia, letras, entre outros interessados – é discutir questões como a formação de crianças e jovens leitores e debater com agentes públicos as políticas relacionadas ao livro e à leitura.

No centro de todo o debate está a relação entre a leitura e a qualidade da educação, tema de uma recente pesquisa patrocinada pela FSM. Resultados parciais desse estudo serão apresentados no fórum do dia 22, junto com a descrição de seus objetivos e procedimentos metodológicos. Os participantes do evento, que têm entrada franca, poderão conhecer em primeira mão essa sondagem sobre os hábitos de leitura de estudantes e professores do Ensino Fundamental 2 da redes pública e privada da cidade de São Paulo.

A responsável pela Fundação SM no Brasil, Rosangela Rossi, abre o evento destacando temas e personalidades que participam do encontro, como a secretária de Educação Básica do Ministério de Educação (MEC), Maria Pilar Lacerda, o diretor do Departamento de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura (MinC), Fabiano dos Santos, e  a diretora de Projetos Especiais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação de São Paulo, Cláudia Arantagy, que falam sobre as políticas públicas na área da leitura.

As professoras Marisa Lajolo e Regina Zilberman, que discorrem sobre leitura e qualidade da educação, e o escritor Ilan Brennan, autor de mais de 30 obras de literatura e conferencista sobre a participação das escolas na aproximação das crianças com os livros, complementam a manhã de debates. Além disso, também serão apresentados trabalhos de professores de escolas pública e privada de São Paulo sobre práticas de leitura na sala de aula.

O encontro acontece das 8h às 13h no Auditório Instituto Cervantes, localizado à Av. Paulista, 2439. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 pelo e-mail [email protected]. As vagas são limitadas e haverá emissão de certificados aos participantes. Em 2011, dando continuidade ao evento do dia 22/10, está prevista a realização de fóruns bimestrais sobre a leitura, promovidos pela Fundação SM.

Fóruns de Leitura
Data: 22 de outubro
Horário: Das 8h às 13h
Local: Auditório Instituto Cervantes – Avenida Paulista, 2439
Inscrições pelo e-mail [email protected], até o dia 20/10 (informar nome completo, e-mail, telefone e instituição).

Document Actions

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada 
Heloisa Pereira | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom