Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2011 05 Conto russo mergulha no mundo de fantasia e mostra a aventura de um garoto e sua galinha de estimação

Clientes

Conto russo mergulha no mundo de fantasia e mostra a aventura de um garoto e sua galinha de estimação

May 25, 2011

"A galinha preta" ou "Os habitantes do subterrâneo", de Antóni Pogorélski, obra lançada por Edições SM, convida o leitor a mergulhar numa aventura com Aliócha, aluno de um internato em São Petersburgo, na Rússia. O garoto consegue salvar da panela uma galinha preta, Farrusca. Aliócha e a galinha começam uma amizade, e o menino descobre que existe um maravilhoso mundo subterrâneo. Nesse mundo fantástico, com pessoas de trinta centímetros, Farrusca tem destaque como um ministro importante. Por seu gesto heroico, o rei do mundo maravilhoso oferece a Aliócha a realização de um desejo. Ele pede então a capacidade de fazer as lições sem ter que estudar. Aliócha ganha uma semente mágica. O feitiço, porém, volta-se contra ele. Aliócha aprende uma lição sobre amor-próprio e vaidade.

"A galinha preta" é uma obra que vem encantando crianças do mundo todo. Foi publicada pela primeira vez em 1829 e é considerada o primeiro conto de fadas russo. O livro resiste ao tempo pela genialidade da narrativa, que consegue encantar o jovem leitor numa saga de aventura e, ao mesmo tempo, transmitir valores como amizade, responsabilidade, respeito.

A obra traz uma descrição bastante minuciosa do cenário de São Petersburgo e também revela todos os sentimentos vividos pelos personagens. A leitura rica em detalhes estimula a criatividade da criança enquanto ela está imersa em um universo maravilhoso. Um clássico da literatura russa, indicado para o leitor em processo (a partir de 8 ou 9 anos), publicado pela primeira vez no Brasil.

Sobre o autor – Antóni Pogorélski, pseudônimo usado pelo autor russo Aleksei Perovski (1787-1836), foi um célebre prosador do século XIX. Filho natural de A. K. Razumóvski, tio do escritor Aleksei K. Tolstói, serviu como voluntário de 1812 a 1816, em luta contra as tropas de Napoleão Bonaparte. Nessa época, foi viver na Alemanha, na região da Saxônia, entrando em contato com os escritores românticos alemães – especialmente com E. T. A. Hoffmann, de quem sofreria a influência. Oficial reformado, ele retornou à Rússia e estabeleceu-se em São Petersburgo (àquela época, Petrogrado), onde assumiu a educação do sobrinho. Entre as obras mais conhecidas de Pogorélski estão os contos de Dvoinik (O duplo) e o romance Monastyrca.

Sobre o ilustrador – Laurent Cardon nasceu na França, mas mora e trabalha no Brasil. Além de ilustrar livros, Cardon trabalha com filmes de animação e publicidade e é professor de cinema. Recebeu duas vezes o prêmio FNLIJ de ilustração.

Título: A galinha preta ou Os habitantes do subterrâneo
Autor: Antóni Pogorélski
Tradução: Klara Gourianova
Ilustrações: Laurent Cardon
Número de páginas: 64
Formato: 21,5 x 28 cm
Preço: R$ 34
Indicação: Leitor em processo (a partir de 8/9 anos)
ISBN: 978-85-60820-92-4
Coleção: Livros ilustrados

Mais informações sobre as publicações de Edições SM podem ser encontradas no site www.edicoessm.com.br

Document Actions

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom