Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2011 06 A luta de uma mulher contra o nazismo inspira a reflexão sobre violência e intolerância

Clientes

A luta de uma mulher contra o nazismo inspira a reflexão sobre violência e intolerância

Jun 08, 2011

Histórias como a de Lucie Aubrac são exemplos de resistência individual contra regimes totalitários e desumanos. A ativista, uma mulher determinada e corajosa, criou um jornal clandestino na França para combater a ideologia nazista e ajudou na fuga de seu marido, Raymond Aubrac, e de outros judeus perseguidos enquanto o país era ocupado pela Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. O livro "Lucie Aubrac: não ao nazismo", escrito por Maria Poblete e publicado por Edições SM, registra essa emocionante trajetória.

A luta de uma mulher contra o nazismo inspira a reflexão sobre violência e intolerância

Não ao nazismo

A narrativa romanceada e adaptada ao público juvenil tem o mérito de cativar o leitor desde a primeira cena: em 1940, quando Lucie e seu amigo Jean relembram o gosto de terem arrancado um cartaz que dizia “Proibida a entrada de cachorros e judeus”. Na época, ela estava grávida de dois meses. Seu grande amor chamava-se Raymond. Ele, por ser judeu, havia sido demitido de uma hora para a outra de um escritório de registro de patentes. Os jornais estavam a serviço do governo, que se submetera aos alemães, e veiculavam mentiras que confundiam a população. Lucie e outros ativistas começaram a grafitar paredes, panfletar e investiram na criação do jornal Libération.

Unindo a trama de aventuras com importantes fatos históricos, a obra relata como funcionava a falsificação de documentos para que judeus pudessem viver com um pouco mais de dignidade, a realidade das prisões políticas e dos esconderijos e até mesmo os problemas de desabastecimento e escassez de alimentos. O relato é uma mistura de heroísmo pessoal, incerteza e vontade política. No final da obra, há explicações esclarecedoras acerca dos movimentos neonazistas, aprofundando a reflexão sobre violência e intolerância.

Sobre a autora – Maria Poblete nasceu no Chile, em 1964, e mudou-se para a França ainda criança, após o golpe de Estado do general Pinochet. A autora é jornalista especializada em questões sociais. Suas obras são voltadas para o público infantil, juvenil e adulto.

Título: Lucie Aubrac: não ao nazismo
Autora: Maria Poblete
Tradução: Mário Vilela
Número de páginas: 80
Formato: 11,5 x 20,5 cm
Preço: R$ 24
Indicação: Leitor crítico (a partir de 12 anos)
ISBN: 978-85-7675-598-2
Coleção: Resistência 

Para mais informações, acesse o site www.edicoessm.com.br.

Document Actions

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom