Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2011 10 Edições SM lança catálogo alinhado com a Campanha da Fraternidade 2012

Clientes

Edições SM lança catálogo alinhado com a Campanha da Fraternidade 2012

Oct 07, 2011

Títulos selecionados promovem leituras reflexivas sobre complexas questões de saúde para diferentes faixas etárias.

A Campanha da Fraternidade de 2012 tem como tema “Fraternidade e Saúde Pública”. Como o assunto integra o currículo de muitas escolas, Edições SM selecionou alguns de seus títulos coerentes com o tema da campanha para integrar um catálogo exclusivo para professores do ensino fundamental e médio. As 14 obras sugeridas buscam promover leituras reflexivas, tornando-se importantes instrumentos de formação e conscientização, e colaborando assim para uma abordagem mais ampla sobre o tema.

Realizada anualmente pela Igreja Católica, a Campanha da Fraternidade tem como principal missão promover uma ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), em vista da melhoria da qualidade de vida da população e dos serviços prestados a ela. 

Os livros selecionados abordam questões de saúde, como Alzheimer; AVC; distúrbios mentais; alimentares e visuais; direito à saúde e inclusão; entre outros temas relacionados. São livros de vários estilos (literatura, informativos, álbuns) direcionados a diferentes faixas de leitura. Esses títulos possibilitam ao professor um trabalho consistente em sala de aula, além da criação de projetos pedagógicos e projetos interdisciplinares que trabalhem de forma dinâmica e significativa o tema da Campanha da Fraternidade.

Os interessados podem solicitar o catálogo virtual pelo e-mail: [email protected]

Leitor iniciante [a partir de 6/7 anos]


Fecha os olhos

Fecha os olhosVictoria Pérez Escrivá
Tradução Cláudia Ribeiro Mesquita
Ilustrações Claudia Ranucci
Formato 19,5 x 28 cm
32 páginas
ISBN 978-85-60820-97-9
Temas Respeito pelas diferenças • Deficiência visual

Existem muitas formas de perceber o mundo. Ele é de uma maneira quando estamos de pé; de outra, se estivermos de ponta-cabeça; de outro modo ainda depois de girarmos por um tempo. Também fica diferente se for dia ou noite, se  estiver chovendo ou com sol. Além disso, podemos percebê-lo olhando, apalpando, cheirando, ouvindo... Vendo assim, será que ele é igual para todos?

Victoria Pérez Escrivá nasceu em Valência, Espanha, em 1964, e mudou-se para Madri em 1982. Formou-se em pedagogia musical e fez quatro anos de análise e criação literária com Ángel Zapata. Entre suas atividades profissionais, foi roteirista de séries para televisão, ilustrou e escreveu títulos para diversas editoras, é leitora crítica e responsável por três blogs para crianças.

Claudia Ranucci nasceu em Roma, Itália, e vive em Madri há vários anos. Estudou design e ilustração e hoje é ilustradora de livros infantis e juvenis. Trabalha também como designer e editora em um pequeno estúdio e colabora regularmente para agências e editoras, em sua maioria, espanholas.


Quando vovó perdeu a memória

quando vovó perdeu a memoriaRoney Cytrynowicz
Ilustrações Andrea Ebert
Formato 12 × 19 cm
64 páginas
ISBN 978-85-7675-161-8
Temas Memória • História • Amadurecimento

Quando vovó perde a memória, tem de ir para uma casa de repouso. O avô, então, vai morar com o neto. Os dois passam a dividir o mesmo quarto, que logo se torna um espaço de convivência, de passagem do tempo e de recordação de experiências. A narrativa, conduzida pelo menino, descreve objetos capazes de contar a história do avô, entre eles a dentadura, motivo de medo e diversão.

Roney Cytrynowicz nasceu em São Paulo, em 1964. Historiador, tem diversos trabalhos publicados, entre eles um livro de contos. Em 1993, ganhou o prêmio Nascente e, em 1994, foi finalista.

Andrea Ebert nasceu em São Paulo, em 1970, e mora em Natal, Rio Grande do Norte, desde 1996. Formada em Moda, produz trabalhos para editoras e agências de publicidade e design.

 

Leitor em processo [a partir de 8/9 anos]

 

Diferentes somos todos

diferentes somos todos

Alina Perlman
Ilustrações Cecília Esteves
Formato 19 × 19 cm
72 páginas
ISBN 978-85-7675-018-5
Temas Respeito pelas diferenças • Inclusão social • Síndrome de Down

Carminha ganha uma bolsa de estudos em uma escola particular, onde se sente excluí-da. Quando encontra Laura, descobre que elas têm algo em comum: irmãos com síndrome de Down. Juntas, elas resolvem lutar pela inclusão das crianças e resgatam valores importantes, como companheirismo e respeito pelas diferenças.

Alina Perlman, nascida em São Paulo, é autora de cerca de quarenta livros. Além de escrever, participa de diversas atividades relacionadas à literatura infantojuvenil, como concursos, palestras, lançamentos, viagens e projetos especiais.

Cecília Esteves nasceu em São Paulo, em 1965. Formada em Arquitetura, estudou animação na França e trabalhou em estúdios da área na Europa. Entre suas atividades atuais, desenvolve trabalhos para estúdios de design e editoras. Da mesma ilustradora: Três perguntas inteligentes que eu fiz e as respostas compriiiiidas que eles deram.

Selene e a pedra da Lua

SeleneMari Pini
Ilustrações Simone Matias
Formato 19 × 19 cm
84 páginas
ISBN 978-85-7675-173-1
Temas Mitologia • Transtorno do déficit de atenção • Convívio escolar • Astronomia

A protagonista dessa história se chama Selene, nome que os gregos antigos davam à Lua. Distraída, ela tem tanta fascinação pela Lua que até seu humor varia conforme as fases do satélite. Certo dia, ela encontra uma pedra na rua e se pergunta se não é um fragmento lunar. O padrinho, o terapeuta e um amigo a ajudam a desvendar o mistério.

Mari Pini é designer. Além de fazer ilustrações para livros, jornais e revistas, já trabalhou com TV, vídeo, teatro e cinema. Muitos de seus projetos seguem a temática lunar, motivo pelo qual é conhecida na mídia como “dona da Lua”.

Simone Matias nasceu em Santos, São Paulo, em 1975. Formada em Jornalismo, estudou História da Arte e Desenho nos Estados Unidos e hoje trabalha com ilustração de livros infantis.

 

Leitor fluente [a partir de 10/11 anos]

 

Nascemos livres

nascemos livresAdaptação Bartolomeu Campos de Queirós
Ilustrações Vários artistas
Formato 24 × 28 cm
72 páginas
ISBN 978-85-7675-194-6
Temas Direitos humanos • Ética • Respeito pelas diferenças

Versão da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adaptada para a língua portuguesa em parceria com a Anistia Internacional. Cada um dos trinta artigos da Declaração, proclamada pela ONU em 1948, apresenta a interpretação visual de artistas plásticos e ilustradores do Brasil e do mundo, entre eles Alan Lee, Gusti, Fernando Vilela, Jane Ray, Niki Daly, Peter Sis e Satoshi Kitamura.

Bartolomeu Campos de Queirós nasceu em Papagaio, Minas Gerais. Autor de mais de quarenta livros infantojuvenis, recebeu diversos prêmios, entre eles o Jabuti (2005) e o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil (2008). Do mesmo autor: Tempo de voo.

 

Leitor crítico [a partir de 12/13 anos]

 

Nem eu nem outro

nem eu nem outroSuzana Montoro
Ilustração de capa Adams Carvalho
Formato 12 × 19 cm
96 páginas
ISBN 978-85-7675-791-7
Temas Memória e identidade • AVC • Papéis sociais • Enigmas perceptivos

Adolescente vítima de um AVC perde a memória e passa por uma crise de identidade. O conflito entre a personalidade que emerge após o apagão e a existência pregressa, reconstituída a partir do relato de terceiros, dá margem a uma discussão filosófica sobre os nexos entre memória e identidade, realidade e consciência, mundo sensível e mundo inteligível.

Suzana Montoro nasceu na cidade de São Paulo em 1957. Formada em Psicologia em 1979, trabalha com psicoterapia clínica. Ela é também contista, romancista e autora de livros que receberam o selo “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil (FNLIJ). Da mesma autora: Em busca da sombra.

Adams Carvalho nasceu em Sorocaba, São Paulo, e mora na capital do estado desde 1999. Formado em Artes Plásticas, trabalha com ilustrações, animação e pintura. Do mesmo ilustrador: O tempo das surpresas e Turbilão em Macapá.

Uma vida de peso

Uma vida de pesoMikaël Ollivier
Tradução Maria Luiza X. de A. Borges
Ilustração de capa Antoine Guilloppé
Formato 12 × 19 cm
160 páginas
ISBN 978-85-7675-120-5
Temas Obesidade • Relação familiar • Amadurecimento • Respeito pelas diferenças

Aos 15 anos, Ben percebe que um de seus maiores prazeres – comer – representa sério risco à saúde: ele está ficando obeso e precisa fazer regime. Fragilizado pela separação dos pais, pela primeira decepção amorosa e pelas dificuldades que a obesidade impõe, Ben descobre mais sobre si mesmo enquanto enfrenta o doloroso processo de amadurecimento.

Mikaël Ollivier nasceu na França, em 1968. Fez cinema e televisão e publicou o primeiro livro em 2000. Uma vida de peso ganhou diversos prêmios na França e na Europa e foi transformado em minissérie na televisão francesa.

Encontro com Flô

encontro com floLaura Escudero
Tradução Heitor Ferraz Mello
Ilustração de capa Gustavo Aimar
Formato 12 × 19 cm
192 páginas
ISBN 978-85-7675-125-0
Temas Relação familiar • Memória • Respeito pelos idosos

Julieta às vezes acha que as coisas acontecem de maneira muito repentina: o pai foi embora, ela ganhou um irmãzinho quando a mãe se casou de novo... E, agora, tem de dividir o quarto (seu único refúgio) com a avó Flora, que sofre de mal de Alzheimer. Embora a princípio não considere boa ideia, Julieta logo descobre que esse convívio tem tudo para ser um grande aprendizado.

Laura Escudero nasceu em Córdoba, Argentina, em 1967. Professora e psicóloga, estudou Arte e Teatro e trabalha com projetos de incentivo à leitura.

Engoli a chave!

engoli a chaveJack Gantos
Tradução Marcos Bagno
Ilustração de capa Julio Sánchez
Formato 12 × 19 cm
208 páginas
ISBN 978-85-7675-008-6
Temas Amadurecimento • Hiperatividade • Respeito pela diferença

Narrada no ritmo alucinado do protagonista, essa é a história de Joey Pigza, um menino de 10 anos hiperativo: não consegue assistir às aulas, nem ver TV, tampouco sentar para comer, pois seu pensamento voa e as pernas vão atrás. Por isso, prefere adiar tudo, já que para ele o tempo anda mais rápido. Uma chave na garganta, porém, pode abrir-lhe portas, ensinando novos ritmos. 

Jack Gantos nasceu no estado da Pensilvânia, Estados Unidos. É um dos mais importantes autores norte-americanos de literatura juvenil da atualidade.

Pula-elástico 

pula elasticoZoran Pongrasic
Tradução Heitor Ferraz Mello
Posfácio Maria Rita Kehl
Ilustração de capa Suppa
Formato 12 × 19 cm
160 páginas
ISBN 978-85-7675-152-6
Temas Luta contra o câncer • Autoestima • Inclusão social • Relação familiar

Após seis meses em um hospital tratando de um câncer, Marina volta para casa. Tudo parece igual: as amigas brincam de elástico na rua; a mãe usa o eterno agasalho esportivo; o pai e o irmão continuam discutindo por besteiras. Só ela mudou, sentindo-se uma extraterrestre careca em um mar de cabelos. Como se não bastasse, Marina pensa o tempo todo em Niki, o companheiro de hospital a quem se afeiçoou. O que terá acontecido com ele?

Zoran Pongrasic nasceu na Croácia, em 1961. É autor de romances, contos e peças de teatro, pelos quais recebeu diversos prêmios em seu país.

Alice no espelho

alice no espelhoLaura Bergallo
Ilustrações Edith Derdyk
Formato 15 × 19 cm
176 páginas
ISBN 978-85-7675-009-0
Temas Distúrbios alimentares • Conflitos familiares • Autoconhecimento

Para enfrentar problemas como a ausência do pai e o descaso da mãe, Alice começa a autodestruir- se e desenvolve hábitos que a levam à anorexia e à bulimia. Mesclando a história da protagonista com a de Alice no país do espelho, de Lewis Carroll, o livro retrata de modo sensível um drama cada vez mais comum.

Laura Bergallo nasceu no Rio de Janeiro, em 1958. É escritora, tradutora, publicitária e roteirista. Da mesma autora: A criatura.

Edith Derdyk é artista plástica, ilustradora e escritora. Já recebeu vários prêmios no Brasil e no exterior. Também adaptou e ilustrou Fábulas, alegorias, adivinhações.

O tempo das surpresas

tempo das surpresasCaio Riter
Ilustrações Adams Carvalho
Formato 15 × 19 cm
144 páginas
ISBN 978-85-7675-163-2
Temas Drogas • Combate ao câncer • Relação familiar

Alexandre, 14 anos, passa por um momento delicado de saúde: portador de leucemia, terá de submeter-se a um transplante de medula. Ele é tomado por pensamentos, lembranças, devaneios, esperanças e medos durante uma noite de insônia, aquela que precede a operação.

Caio Riter nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Professor e doutor em Literatura Brasileira, publicou seu primeiro livro em 1994. Do mesmo autor: O rapaz que não era de Liverpool, vencedor do 1o Prêmio Barco a Vapor, Brasil.

Adams Carvalho nasceu em Sorocaba, São Paulo, e mora na capital do estado desde 1999. Formado em Artes Plásticas, trabalha com ilustração, animação e pintura. Do mesmo ilustrador: Turbilhão em Macapá.

Dez anos e nove meses

10 anos e 9 mesesFred Paronuzi
Tradução Camila Nassif, Heitor Ferraz Mello e Rita Jover-Faleiros
Ilustração de capa Andrés Sandoval
Formato 16 x 23 cm
176 páginas
ISBN 978-85-60820-66-5
Temas Amadurecimento • Descoberta da sexualidade • Diferenças sociais, étnicas e geracionais

Frédéric é o caçula dos Falcozzi, família de origem italiana que vive na pequena cidade de Ugine, França, desde que seu avô Brolino, perseguido pelo regime fascista do ditador Mussolini, foi buscar abrigo do outro lado dos Alpes. É ele o narrador pré-adolescente de Dez anos e nove meses – livro que relata uma série de acontecimentos de sua vida, ocorridos no intervalo de um ano (a vexatória cirurgia nos testículos a que foi submetido; a morte da avó, acometida pelo Mal de Alzheimer; a paixão por uma trapezista de circo de passagem por Ugine; entre outras coisas). Seu relato mordaz alinhava de modo vertiginoso os mais diversos assuntos dando a conhecer suas descobertas e reflexões acerca da família, das garotas, da sexualidade, da doença (da solidão e da morte), das diferenças entre etnias e culturas, do primeiro amor, da amizade.

Fred Paronuzi nasceu em 1967, na Savoia, França. Com a cabeça tomada pelos ideais beatniks, ele viajou por vários países, ensinou francês na Escócia, no Canadá e na Eslováquia. Hoje ele mora em um chalé nas montanhas, onde escreve seus livros e cuida de seu jardim. Dez anos e nove meses é seu livro de estreia.

 

Leitor crítico mais [a partir de 14 anos]

 

Tantã

tantãMarie-Aude Murail
Tradução Rita Jover
Ilustração de capa Daniel Bueno
Formato 15,8 × 23 cm
208 páginas
ISBN 978-85-60820-77-1
Temas Amadurecimento • Relação fraterna • Inclusão social • Respeito pelas diferenças

Tantã, apelido de Barnabé, tem 22 anos, mas sua idade mental equivale à de um menino de 3. Órfão de mãe, passou por maus momentos na clínica em que foi internado pelo pai. O irmão mais novo, Kleber, 17 anos, o acolhe e eles vão morar juntos em uma república de estudantes em Paris. A narrativa mostra que, para superar o desafio da inclusão social em um mundo pautado pela competição e pelo consumo, é preciso compreender que as diferenças podem ser positivas.

Marie-Aude Murail nasceu na França, em 1954. Autora de mais de oitenta obras infantojuvenis, recebeu, em 2004, o título de chevalière da Legião de Honra pelo conjunto de sua obra.

Mais informações sobre os livros de Edições SM estão disponíveis no site: www.edicoessm.com.br

Document Actions

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM: 
Pluricom Comunicação Integrada
Katia Saisi | [email protected]
Pedro Mariani | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom