Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2012 04 Abecedário retrata aspectos distintos da cultura indígena brasileira

Clientes

Abecedário retrata aspectos distintos da cultura indígena brasileira

Apr 19, 2012

As palavras são essenciais para conhecermos o mundo ao nosso redor, identificando pessoas e objetos, e também nos comunicarmos. Deste ponto de partida, a antropóloga e educadora Marina Kahn e o ilustrador Apo Fousek trabalham, em 'ABC dos povos indígenas no Brasil', a vasta cultura de 234 povos indígenas conhecidos e suas 180 línguas distintas. Indo muito além da cultura tupi, esse lançamento de Edições SM apresenta aos jovens leitores um universo cultural multivariado, de estilos de pintura corporal e artefatos a festas e ritos de passagem.

Formado por 26 verbetes, um para cada letra do alfabeto, a obra traz palavras e significados de expressões com formato simples e linguagem fácil, introduzindo aspectos essenciais do modo de vida indígena. O verbete Varadouro, por exemplo, começa descrevendo o atalho aquático que permite encurtar muitas horas de viagem de barco ou de canoa pelos rios amazônicos, técnica geralmente usada nas épocas de chuva e inundação dos rios. E termina por lembrar que há mais uma palavra para a mesma coisa: furo.

Com ilustrações repletas de cores vivas e visivelmente influenciadas pela tradição indígena, com muitos traços finos na horizontal e vertical se cruzando a todo o momento, ABC dos povos indígenas no Brasil se preocupa com a diversidade da cultura indígena. Como diz Luís Doniste Benzi Gruponi na introdução da obra, “chega dessa história de ocas e tabas, de índios falando tupi, cultuando Tupã e Jaci, vivendo nus na mata e caçando com arco e flecha”. Preparem-se para encontrar o novo. 

Sobre a autora - Marina Kahan nasceu em São Paulo em 1957. Estudou Ciências Sociais na PUC-SP e trabalhou na Fundação Nacional do Índio (Funai) por mais de uma década. Morou no território dos Ticuna, no Alto Rio Solimões e, depois, no Parque do Xingu. Lá ensinou português e matemática para jovens indígenas e também orientou os professores das aldeias quanto à importância de alfabetizar as crianças em suas línguas maternas – uma forma de garantir a interlocução entre os povos indígenas e as instituições não indígenas. A partir dos anos 1990, juntou-se a ONGs indigenistas empenhadas em comprometer o Estado brasileiro a reconhecer a existência de índios no país e a estabelecer uma legislação que os visse como cidadãos de direitos, sobretudo territoriais e linguísticos. Hoje, afastada do cotidiano das aldeias, presta assessoria a associações indígenas e instituições não indígenas em interação.

Sobre o ilustrador - Apo Fousek nasceu em São Paulo em 1974. É artista plástico multimídia com formação em design gráfico pela Faculdade Senac. Em 2005, fez a primeira mostra individual, apresentando sua trajetória dos 5 aos 30 anos – dos desenhos da infância aos projetos de arte. Desde então, tem feito exposições e participado de coletivas na Argentina, nos Estados Unidos e em países da Europa. É um artista ativista, que explora a relação dos seres humanos com a natureza, a ética com os animais, as práticas de consumo consciente e as alternativas de vida por meio das subculturas.

Título: ABC dos povos indígenas no Brasil
Autora: Marina Kahn
Ilustrador: Apo Fousek
Número de páginas: 48
Formato: 27,5 x 20,5 cm
Preço: R$ 34,00
Indicação: Leitor em processo (a partir dos 8/9 anos)
ISBN: 978-85-7675-793-1
Coleção: ABC

Mais informações sobre os livros publicados por Edições SM estão disponíveis no site www.edicoessm.com.br

Document Actions

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de imprensa do Grupo SM: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Pedro Mariani | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463
[email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom