Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2012 04 Dramas da imigração em graphic novel sem palavras

Clientes

Dramas da imigração em graphic novel sem palavras

Apr 09, 2012

O público brasileiro pode enfim conhecer 'A chegada', premiada história em quadrinhos do ilustrador australiano Shaun Tan, de quem Edições SM já havia lançado 'A árvore vermelha', em 2009.

Graphic novel sem palavras, A chegada se inspira em histórias de imigrantes, de diferentes países e períodos históricos. Trata-se uma narrativa alegórica, centrada na experiência de um homem obrigado a deixar a esposa e filha para viver do outro lado do oceano. Entre as ruas da cidade abandonada, projeta-se a sombra de um animal gigantesco, símbolo de ameaças cuja natureza (política? econômica? ambiental?) não se pode determinar. Por isso o homem parte para o exílio, em busca de um lugar mais seguro onde possa viver com sua família. 

A história descreve, assim, a viagem e as dificuldades encontradas em terra estrangeira: a barreira da língua e dos costumes, objetos e máquinas desconhecidos, animais pra lá de esquisitos... Aos poucos, porém, contando apenas com uma mala e um punhado de dinheiro, o protagonista vai conseguindo vencer os desafios cotidianos: aprende a se locomover, a encontrar alimento, arruma um lugar onde dormir e, por fim, um trabalho. Ajudam-no vários estranhos, muitos dos quais imigrantes como ele: pessoas que tiveram de abandonar a terra natal por diversos motivos (guerras, epidemias, perseguições políticas etc.).

As ilustrações de Tan combinam certo realismo fotográfico (desenhos em tons de sépia, sobre papel amarelecido, com dobras, imitando a ação do tempo) com cenários surreais com barcos voadores, cabines-balão e animais de uma fauna fantástica – o que lhes confere grande originalidade.

O livro é fruto de quatro anos de pesquisa e boa parte de suas imagens foi inspirada em fontes tão diversas como gravuras de Gustave Doré (1832-1883), uma foto do naufrágio do Titanic, sequências do filme Ladrões de bicicleta, de Vittorio de Sica (1901-1974), desenhos de imigrantes e fotos de passaporte, entre outras. A obra ainda contém componentes biográficos, já que Tan é filho de um malaio que imigrou para a Austrália em 1960.

A chegada obteve de imediato reconhecimento dos críticos e do público em geral, recebendo uma série de prêmios, entre eles, o de Melhor Livro Ilustrado do Ano do CBCA (Children´s Book Council of Australia), o Hugo Awards de Melhor Relato (EUA) e o prêmio do Festival Internacional de Quadrinhos Angoulême (França).

Sobre o autor e ilustrador – Shaun Tan nasceu em 1974, em Perth, Austrália. Formou-se em 1995 pela Universidade da Austrália Ocidental nos cursos de Belas-Artes e Literatura Inglesa. Iniciou sua carreira ilustrando histórias de horror e ficção científica em revistas de pequena circulação. Desde então recebeu inúmeros prêmios e foi publicado em diversos países. Em 2001, Tan foi nomeado melhor artista no World Fantasy, Montreal, Canadá, pelo conjunto da obra. Já trabalhou também em filmes de animação dos estúdios Blue Skye e Pixar.

Título: A chegada
Autor e ilustrador: Shaun Tan
Número de páginas: 128
Formato: 20,5 x 30,5 cm
Preço: R$ 48,00
Indicação: Leitor crítico (a partir de 12/13 anos)
ISBN: 978-85-7675-737-5
Coleção: Quadrinhos

Mais informações sobre Edições SM estão disponíveis em www.edicoessm.com.br

 

Document Actions

 

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de imprensa do Grupo SM: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Pedro Mariani | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463
[email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom