Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2012 04 Três livros de Edições SM ganham Prêmio FNLIJ 2012

Clientes

Três livros de Edições SM ganham Prêmio FNLIJ 2012

Apr 23, 2012

Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil também concede selo “Altamente recomendável” a outros cinco títulos da editora

Três livros de Edições SM são os premiados deste ano pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) em diferentes categorias. Anualmente, a entidade, que representa no Brasil a International Board on Books for Young People (IBBY), condecora as obras de maior qualidade editorial lançadas no país. O Prêmio FNLIJ será entregue no dia 23 de maio, por ocasião do aniversário da entidade.

Os livros vencedores são A chegada, de Shaun Tan, na categoria Imagem; Uma noite muito, muito estrelada, de Jimmy Liao, na categoria Tradução/Adaptação para Criança (tradução de Lin Jun e Cong Tangtang) e Fábulas de Esopo, de Beverley Naidoo e Piet Grobler, na categoria Ilustração (Grobler).

Além de premiar, a FNLIJ concede o selo “Altamente recomendável” a títulos que se destacam pela qualidade, constituindo importante referência para pais e professores no momento de escolher leituras para filhos ou alunos. Cinco títulos de Edições SM receberam o selo neste ano: Mil e uma estrelas, de Marilda Castanha, na categoria Criança; A guardiã dos segredos da família, de Stella Maris Rezende, na categoria Jovem; Alice no telhado, de Nelson Cruz, e Mestre gato e comadre onça, de Carolina Cunha, na categoria Reconto, e O guarda-chuva verde, de Yun Dong-jae (tradução de Yun Jung Im), na categoria Tradução/Adaptação para Criança. Veja abaixo mais informações sobre cada obra.

Com oito obras laureadas, Edições SM apresenta seu catálogo de livros infantis e juvenis no Salão FNLIJ que acontece até o próximo dia 29 de abril no Rio de Janeiro, com a presença de autores e ilustradores. Confira aqui a programação de Edições SM no evento.

A chegada

A chegadaShaun Tan
Ilustrações Shaun Tan
Formato 20,5 x 30,5 cm
128 páginas
ISBN 978-85-7675-737-5
Temas Exílio • Guerra • Imigração • Cidadania

Graphic novel experimental que narra as peripécias de um homem, separado de sua esposa e filha, chegando a uma terra totalmente estranha, à qual terá de se adaptar. Ali buscará moradia, sustento e condições para trazer a família para junto de si. Conhecerá também a história de outras pessoas que, como ele, tiveram de recomeçar a vida após um doloroso processo de desenraizamento. Livro inspirado em histórias de imigrantes de diferentes países e períodos históricos, que consumiu quatro anos de pesquisa, envolvendo consulta a diversas fontes (biografias, fotos e quadros de imigrantes, filmes etc.). Os desenhos são a lápis, monocromáticos, em tons de sépia.

Shaun Tan nasceu em 1974 e cresceu em Perth, no leste da Austrália. Formou-se em Belas-Artes e Literatura Inglesa e iniciou sua carreira ilustrando histórias de horror e ficção científica em revistas de pequena circulação. Desde então, recebeu inúmeros prêmios. Em 2001, Taun foi nomeado melhor artista no World Fantasy, Montreal, Canadá, pelo conjunto da obra, e trabalhou ainda em filmes de
animação dos estúdios Blue Sky e Pixar.

 

Uma noite muito, muito estrelada

uma noiteJimmy Liao
Tradução Lin Jun e Cong Tangtang
Ilustrações Jimmy Liao
Formato 20,5 X 27 cm
144 páginas
ISBN 978-85-8072-007-5
Temas Busca da identidade • Solidão • Luto • Amizade • Conflitos familiares • Bullying • Fantasia e imaginação

Diante do ambiente árido e opressor da casa e da escola, uma menina vai se fechando, cada  vez mais, para o mundo ao seu redor. Filha única de pais ocupados e distantes, a garota sofre de problemas cada vez mais frequentes, principalmente nas grandes cidades: solidão, tédio, incomunicabilidade, pressão na escola, dificuldade de expressar sentimentos e de estabelecer amizades. Seu dia a dia caminha arrastado entre o sonho e a realidade até que ela conhece um garoto tão solitário quanto ela, comnquem passa a compartilhar medos, desejos e alegrias. Em companhia dele aventura-se nas montanhas, à procura da noite estrelada que costumava admirar com o avô que morreu. Do mesmo modo repentino como o amigo veio, ele se foi, mas não sem deixar para ela um presente e a possibilidade de imprimir em seu cotidiano o brilho daquele céu de verão.

Jimmy Liao nasceu em Taipei, Tailândia, em 1958. Depois de se formar em Belas-Artes, atuou em empresas de publicidade por 12 anos até tornar-se ilustrador e escritor em tempo integral. Em 1988, lançou seus primeiros álbuns ilustrados, que receberam excelentes críticas na China. Hoje é um dos ilustradores-autores mais populares da Ásia. Muitos de seus livros foram traduzidos em países como Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Grécia, Coreia, Japão e Tailândia, e adaptados para cinema, televisão, teatro e animação.

 

Fábulas de Esopo

fabulasBeverley Naidoo
Tradução Isa Mesquita
Ilustrações Piet Grobler
Formato 21,5 x 27 cm
56 páginas
ISBN 978-85-7675-622-4
Temas Natureza • Ética e moral • Amizade • Sentimentos

Adaptação de 16 fábulas de Esopo, tomando como ponto de partida a ideia de que o grande fabulista da Antiguidade grega teria origem africana. Distantes dos finais felizes dos contos de fadas, as fábulas morais de Esopo revelam como a vida pode ser dura, perigosa ou mesmo acabar mal para aqueles que nãousam o bom senso ou não prestam atenção nos detalhes, nos outros e em si mesmos por estarem imersos em sentimentos como inveja, vaidade, orgulho, vingança etc.

Berveley Naidoo nasceu em Joanesburgo, África do Sul. Ela cresceu sob o regime do  apartheid e ainda estudante foi presa por participar do movimento de resistência. Em 1965, exilou-se na Inglaterra e só pôde voltar para seu país após 26 anos. Atualmente vive em Dorset, Inglaterra.

Piet Grobler cresceu em uma fazenda em Limpopo, África do Sul. Após trabalhar como ministro de igreja passou a se dedicar à ilustração e hoje também faz palestras na Universidade de Worcester, Inglaterra, país onde mora. Recebeu inúmeros e importantes prêmios na Europa e integrou a lista de honra do IBBY em 2001 e 2006.

Mil e uma estrelas

milMarilda Castanha
Ilustrações Marilda Castanha
Formato 25,5 x 25,5 cm
48 páginas
ISBN 978-85-8072-008-2
Temas Medo • Fantasia • Superação

Uma menininha apaixonada por histórias e estrelas topa certa noite com o céu pelado, sem estrela alguma. Quem estaria por trás desse sumiço? Talvez o Ogro Gigante, único ser capaz de alcançar a Lua. E não é que chegando à gruta do monstro a menininha encontra mesmo as estrelas? Dá então uma de valente e ordena a devolução. Mas o ogro, apesar de gigante, é covarde: tem medo do escuro. Compadecida, a menina arruma então uma maneira de acalmar o amigo, povoando de histórias seu céu interior.

Marilda Castanha é mineira de Belo Horizonte, onde nasceu em 1964. Desde pequena,  sempre gostou de desenhar. Por isso cursou a Escola de Belas-Artes, onde desenvolveu sua percepção sobre linhas, cores, volumes, luz, composição. Em 1997, participou do seminário de ilustração em Bratislava (Eslováquia). Como ilustradora, conquistou importantes prêmios, como o Prix Graphique Octogone (França), o Noma de Ilustração (Unesco) e, no Brasil, os prêmios Jabuti e o de Melhor Ilustração da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), pelo livro Pindorama, terra das palmeiras. Atualmente mora em Santa Luzia, cidade próxima a Belo Horizonte, com o marido e dois filhos, que também adoram desenhar.

 

A guardiã dos segredos de família

guardiaStella Maris Rezende
Ilustrações Leguy
Formato 12 × 19 cm
80 páginas
ISBN 978-85-7675-732-0
Temas Pobreza • Orfandade • Exploração e maus-tratos à infância • Resiliência

Aos 13 anos, Nenenzinha é uma “miunça” de gente, uma “fripinha” de nada que se agiganta quando quer muito uma coisa. Por isso não hesita em sair da casa dos pais para cuidar de quatro sobrinhos órfãos, pouco mais novos do que ela. Após a morte da mãe, essas crianças são confiadas a Sebastião, irmão mais velho de Nenenzinha, e passam a sofrer sob as ordens de Delminda, tia bruxa, que os enche de trabalhos, regula a comida e impede a brincadeira. Mas a tia menina, manejando amorosamente os segredos dessa família, protegerá adultos e crianças, defendendo seus sonhos e sua memória.

Stella Maris Rezende nasceu em Minas Gerais, mudou-se em 1962 para Brasília e mora desde 2007 na cidade do Rio de Janeiro. Mestre em Literatura Brasileira, é professora, cantora, atriz, artista plástica, dramaturga, escritora e contadora de histórias. Publicou mais de uma dezena de livros adultos e infantojuvenis. Recebeu prêmios importantes como: Prêmio Nacional de Literatura João-de-Barro (1986, 2001 e 2008), Prêmio Bienal Nestlé/categoria infantojuvenil (1988), Prêmio Literatura Para Todos/categoria conto/MEC (2008) e três indicações ao Jabuti, entre outras distinções.

Leguy nasceu em 1979, na cidade de São Paulo. Formado em Desenho Industrial e Artes Visuais, fundou o Noir & Libre – Visual Studio, onde atua na área de desenho, ilustração, animação, vídeo, web e mídias digitais. Como artista visual, participou de exposições no Brasil e no exterior em galerias e mostras coletivas. Prêmio Barco a Vapor, Brasil, 2010

 

Alice no telhado

aliceNelson Cruz
Ilustrações Nelson Cruz
Formato 21,5 x 28 cm
32 páginas
ISBN 978-85-8072-006-8
Temas Imaginação e criatividade • Leitura • Fantasia

Sem saber como começar uma história, o narrador desenha um círculo no meio de uma folha. E põe-se a imaginar se, a partirdaquele desenho simples, uma história poderia ter início. E não é que daquele círculo sai um coelho apressado, que desaparece em direção a outra página? Depois uma menina aflita, um chapeleiro, alguns soldados, um rei e uma rainha? E também surge um gato listrado, sorridente e matreiro? São os personagens de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, que invadem as páginas e vão assumindo o roteiro, cabendo ao autor a tarefa de conceber o cenário para eles.

Nelson Cruz nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. Autor, ilustrador e artista plástico autodidata, recebeu prêmios nacionais e internacionais e, em 2002, foi indicado ao Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil. Do mesmo autor e ilustrador Os herdeiros do lobo. Também ilustrou O homem que lia as pessoas.

 

Mestre gato e comadre onça

mestre gatoCarolina Cunha
Ilustrações Carolina Cunha
Formato 24,5 X 25,5 cm
64 páginas
ISBN 978-85-7675-744-3
Temas África • Cultura afro-brasileira • Pluralidade cultural • Música

Mestre gato, exímio capoeirista, se aventura no mundo com seu berimbau. Toma um caminho nunca antes trilhado no meio da mata e depara com uma clareira ajeitada, boa para botar capoeira. Instala-se ali e faz do Pau-Pereira sua morada permanente. Coloca uma placa nessa árvore oferecendo aulas e logo chegam curiosos vários animais. “Venham vadiar, vamos jogar capoeira!”, convida ele. Mas eles temem a onça enorme que anda cercando a área. E se estiverem jogando, distraídos, e ela aproveitar para abocanhar todos de uma vez? Capoeira é jogo mandingueiro, tinhoso, com ela nenhuma onça pode, diz mestre gato. E não é que ela aparece, pedindo aulas de capoeira? O esperto gato vê aí a ocasião de derrotar a onça. Entre gingadas, aú, armada, banda e outros, o gato vai demonstrando que, contra a força, vale a astúcia. E isso mestre gato tem de sobra!

Carolina Cunha nasceu em Salvador, Bahia. Pesquisadora de línguas e artes africanas no Brasil, tem as lendas yorubás entre suas primeiras memórias de infância. Seus textos e desenhos revelam ricos aspectos dessa cultura. Da mesma autora e ilustradora ABC afro-brasileiro, Eleguá, Yemanjá e Caminhos de Exu. Também ilustrou Oxente! A mulher enterrada viva.

 

O guarda-chuva verde

O guarda-chuva verdeYun Don-jae
Tradução Yun Jung Im
Ilustrações Kim Jae-hong
Formato 20,5 x 23 cm
36 páginas
ISBN 978-85-7675-742-9
Temas Solidariedade • Respeito pelas diferenças

Young-i vai a pé para escola em uma manhã de muita chuva. No caminho depara com um mendigo que dorme sentado em meio ao temporal. Crianças zombam dele e uma mulher esbraveja: “Esse velho, esse velho! Por que não some logo?”. A menina, ao contrário dos demais, se enternece e, num gesto singelo, dá uma lição de solidariedade e afeto.

Yun Dong-jae nasceu em 1958 em Cheongsong, província de Gyeongbuk, Coreia do Sul, e estudou
literatura coreana. Sua poesia retrata o cotidiano das crianças em um mundo desigual, sem deixar
de contemplar a esperança.

Kim Jae-hong nasceu em 1959 em Euijeong-bu, província de Gyeonggi, Coreia do Sul. Acredita que
“um mundo bom é aquele em que as crianças são felizes” e se empenha em “encontrar a esperança
por meio dos desenhos”.

Mais informações sobre Edições SM estão disponíveis no site www.edicoessm.com.br

Document Actions

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de imprensa do Grupo SM: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Pedro Mariani | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463
[email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom