Personal tools
You are here: Home Clientes Jornalismo Sem Fronteiras 2015 Programa oferece a estudantes e jornalistas uma imersão no trabalho de correspondente internacional

Clientes

Programa oferece a estudantes e jornalistas uma imersão no trabalho de correspondente internacional

Mar 06, 2015

4ª edição do Jornalismo Sem Fronteiras conta com cursos preparatórios, conversas com jornalistas renomados, e, o melhor de tudo, uma vivência de nove dias em Buenos Aires

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Jornalismo Sem Fronteiras, um programa de extensão cultural para estudantes de Jornalismo e jornalistas recém-formados. O curso tem como objetivo a vivência de um correspondente internacional e é voltado tanto para interessados nessa área quanto para estudantes que queiram colocar a teoria da sala de aula em prática. 

A partir desse ano, o Programa passa a ser dividido em duas partes: uma em São Paulo e outra em Buenos Aires. Em São Paulo, serão três encontros preparatórios, com oficinas de fotografia, curadoria de conteúdo, edição de vídeo e criação de infográficos e conversas com profissionais da área de jornalismo internacional: Clovis Rossi (na foto acima) e Fábio Zanini, da Folha, e Gabriel Toueg, ex-editor de internacional do Estadão. Os encontros acontecerão em três sábados nos meses que antecedem à viagem (18/04, 16/05 e 20/06).

“O objetivo é dar a melhor base possível para que eles possam realizar suas matérias como desejarem”, conta a idealizadora do Jornalismo Sem Fronteiras, Claudia Rossi. “Assim, quando chegar a hora da viagem, eles se sentirão mais seguros, terão mais possibilidades nas suas coberturas e poderão focar seu tempo na realização das pautas ao invés de tentando descobrir como usar determinada ferramenta para editar um vídeo, por exemplo.”

Ariel Palacios da Globo NewsEste ano, a estadia em Buenos Aires será entre os dias 5 e 13 de julho. O roteiro da viagem conta com uma visita à redação do Clarín e do El País, conversas com os correspondentes brasileiros Ariel Palacios, da Globo News (na foto ao lado), e Mariana Carneiro, da Folha, e com o correspondente do El País, Alejandro Rebossio, e com um tour histórico pela cidade que passará, entre outros lugares, pelo museu da Escola Superior de Mecânica da Armada (ESMA) e pelo Museu das Malvinas.

Mas nem tudo será só diversão e teoria, os participantes deverão pesquisar, entrevistar, fotografar e produzir matérias que deverão ser entregues ao final da viagem para que sejam publicadas na revista do programa, a “Enviado Especial”. 

Não será fácil, mas valerá a pena, conforme afirma Marina Costa Vasconcelos, que participou da 2ª edição do Jornalismo Sem Fronteiras: “Sofri, passei perrengue, mas foi uma experiência fundamental para eu aprender como me comportar e ir atrás da notícia em um país completamente desconhecido”. Sua colega de viagem, a jornalista Giovana Fontes Maradei, concorda. “Recomendo para todos os estudantes que estejam tentando decidir qual caminho profissional devem seguir”.

As inscrições para a quarta edição do Jornalismo Sem Fronteiras estão abertas e vão até o dia 27 de março, através do email [email protected]

O custo do programa é de US$ 2.300 (2.300 dólares) e engloba as passagens de ida e volta, as diárias em Buenos Aires com café da manhã, o transfer do aeroporto até o hotel e do hotel ao aeroporto, o seguro viagem, as oficinas em São Paulo e o programa em Buenos Aires. Os participantes serão acompanhados e orientados por cinco membros da equipe Link Consultoria, empresa responsável pelo programa.

Para mais informações sobre o Jornalismo Sem Fronteiras, acesse o site www.linkconsultoria.com.br/jornalismo1

 Participante do Jornalismo Sem Fronteira em Buenos Aires 1
 
Participante do Jornalismo Sem Fronteira em Buenos Aires 2
 
Participante do Jornalismo Sem Fronteira em Buenos Aires 3
Document Actions

Mais informações para a imprensa:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom