Personal tools
You are here: Home Clientes Liga do Desporto 2013 08 Festival de Ginástica Artística vai reunir 500 desportistas em Guarulhos

Clientes

Festival de Ginástica Artística vai reunir 500 desportistas em Guarulhos

Aug 12, 2013

Quarta edição do evento conta com participação de 500 ginastas de 15 escolas de São Paulo e Guarulhos. Apresentação acontece no sábado, 17 de agosto, das 14h às 17h, no Ginásio Municipal Bonifácio Cardoso, em evento aberto à comunidade.

A Liga do Desporto promove anualmente o Festival de Ginástica Artística. Criado em 2010, reuniu em sua primeira edição 450 crianças e 18 instituições, no Sesi Guarulhos. No ano seguinte, foi realizado no CEU Pimentas, com mais de 500 crianças e 22 entidades. Mais de 1.200 pessoas prestigiaram os dois eventos. Já a terceira edição do Festival tomou proporções muito maiores: foram 700 crianças, com apoio de 27 de instituições e 2.200 espectadores.

Para 2013, o evento promete a mesma empolgação. Já está confirmada a participação de 500 crianças e jovens ginastas, de 15 escolas, que farão apresentação em vários equipamentos. “Todos os participantes serão contemplados com medalhas”, explica o presidente da Liga do Desporto, Jean Gaspar, entidade promotora do evento. “Nosso objetivo não é competitivo, mas sim estimular a disseminação da prática da ginástica artística, para que cada vez mais crianças e jovens se interessem pela modalidade”.

medalhas

A Ginástica Artística no Brasil, também conhecida como Ginástica Olímpica, tem tido um crescente aperfeiçoamento. Os brasileiros já participaram em finais olímpicas por equipes, tanto com a seleção masculina quanto com a feminina. Entre seus ginastas de destaque estão nomes como Daiane dos Santos, Jade Barbosa e Diego Hypólito. Internacionalmente, o Brasil conquistou nove medalhas em mundiais, sendo três de ouro, três de prata e três de bronze. Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, Arthur Zanetti conquistou a primeira medalha olímpica individual para o país, nas argolas. Além disso, Sérgio Sasaki foi o décimo melhor ranqueado na prova geral individual, novamente a melhor posição para o país.

“Para mantermos esses níveis crescentes de desempenho, é preciso ampliar a prática do esporte entre as gerações mais jovens”, comenta Jean Gaspar. “Este festival tem justamente esse objetivo, ao mesmo tempo em que oferece à comunidade guarulhense uma opção de lazer para o fim de semana”, acrescenta. O Festival de Ginástica Artística conta com o apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de Guarulhos.

Festival de ginástica 2

Especificidades da Ginástica Artística - A modalidade subdivide-se em duas: masculina e feminina. Cada uma possui um código próprio (com os movimentos e os aparelhos utilizados), elaborado pelos respectivos comitês da Federação. Em comum, possuem as regras de conduta e as generalidades de cada competição, como a segurança do ginasta e a exigência sobre a qualidade dos equipamentos e da execução durante as apresentações dentro de cada exigência.

 Os aparelhos da ginástica artística masculina são diferentes dos aparelhos disputados na ginástica artística feminina. Enquanto os homens disputam provas em seis aparelhos diferentes, as mulheres as disputam em quatro. Os aparelhos (provas) masculinos são o solo, o salto sobre a mesa, o cavalo com alças (cavalo com arções), as barras paralelas, a barra fixa e as argolas. Tais aparelhos, durante as apresentações masculinas, procuram demonstrar a força e o domínio do ginasta. Os aparelhos (provas) femininos são a trave, o solo, o salto sobre a mesa e as barras assimétricas. Tais aparelhos, durante as apresentações femininas, colocam maior ênfase na vertente artística e de agilidade. Em comum, homens e mulheres possuem as provas de solo e salto, com nuances de diferenciação.

Prática cotidiana - A Liga do Desporto oferece, gratuitamente, a prática de Ginástica Artística em várias unidades escolares da Prefeitura de Guarulhos. São duas, três ou quatro sessões semanais, em dias alternados, com duração de 1 a 2 horas, de acordo com as especificidades de cada grupo. Os grupos são formados por meninos e meninas com a finalidade de promover a integração entre os gêneros. As turmas são divididas em quatro categorias: massificação, iniciação esportiva, intermediário e treinamento.  

Para mais informações, basta procurar a escola municipal ou CEU mais próximo de sua casa, ou entrar em contato com a Liga do Desporto pelos telefones (11) 2451-7785 ou 2452-2614 ou e-mail: [email protected]Ginástica 3

FESTIVAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA

Data: sábado, 17 de agosto de 2013

Horário: das 14h às 17h

Local: Ginásio Municipal Bonifácio Cardoso

Rua Arujá, 372 | Gopouva | Guarulhos (SP)

Document Actions

Assessoria de imprensa da Liga do Desporto:
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Robert Badou | [email protected]
(11) 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom