Personal tools
You are here: Home Clientes Liga do Desporto 2013 10 OPINIÃO | A arte de ensinar e formar cidadãos para o mundo

Clientes

OPINIÃO | A arte de ensinar e formar cidadãos para o mundo

Oct 18, 2013

Artigo do presidente da Liga do Desporto, Jean Gaspar, em homenagem ao Dia do Professor.

Jean Gaspar

A educação é, sem dúvida, o principal elemento de desenvolvimento humano e social. Mas, de nada adiantam as grandes teorias pedagógicas, o reconhecimento da importância da educação para a construção de uma sociedade mais justa, o investimento público em escolas e equipamentos, se os professores não forem devidamente valorizados e qualificados para suas atividades.

Afinal, é na sala de aula que o ensinar e o aprender se encontram e acontecem. E não só isso. Nesse processo, entram em jogo outras questões ligadas ao crescimento humano dos alunos: além de lidarem com a vida intelectual de seus estudantes, os professores os ensinam a serem mais humanos.

E isso é uma arte que envolve acolher uma criança ou jovem e acompanhar o seu desenvolvimento como ser humano. É conduzi-lo e nutri-lo. É estimulá-lo a descobrir por si só o mundo, os outros e a si próprio. É ajudar a conquistar a felicidade e a dignidade. É incentivá-lo para que se torne uma pessoa comunicativa, livre, responsável, aberta, tolerante, orgulhosa de sua herança cultural e conectada com seu tempo, com senso crítico e moral. 


 É urgente investir na formação, remuneração e motivação de nossos docentes, para que se sintam prestigiados socialmente. 


O educador norte-americano William Arthur Ward aponta a diferença entre o bom professor e o mediano: este expõe e demonstra. Aquele explica e inspira. Fica claro, portanto, que a tarefa do professor não é meramente transmitir informações, mas, sobretudo, formar pessoas confiantes e críticas, com vontade de aprender, engajadas na sociedade e compromissadas com valores humanísticos, como respeito às diferenças, responsabilidade social, cooperação, consciência global e solidariedade.

Por isso, cabe a todos nós, sociedade civil e poder público, respeitarmos, admirarmos e valorizarmos nossos professores. Isso significa que é urgente investir na formação, remuneração e motivação de nossos docentes, para que se sintam prestigiados socialmente. Como explica o filósofo e educador Gabriel Perissé, “a docência tem de se tornar uma carreira promissora, e não uma carreira promissória... em que as promessas redundam em novas dívidas que nunca se pagam”. Isso pressupõe salários dignos, para que os professores possam exercer sua profissão com dignidade. Essa deve ser nossa prioridade. Só assim estaremos mostrando de fato às gerações mais novas o valor desse nobre ofício e o quanto aprender é um bem valioso a todos nós.


Jean Gaspar, mestre em Filosofia pela PUC/SP, é apresentador do programa Filosofia no Cotidiano (TV Cantareira) e presidente da Liga do Desporto, entidade que promove atividades físicas e desportivas como instrumento de educação e formação da cidadania.

 
Document Actions

Assessoria de imprensa da Liga do Desporto:
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Yuri Codonho | [email protected]
(11) 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom