Personal tools
You are here: Home Clientes Prêmio Art Supply de Música Notícias 2007 09 Art Supply lança versão internacional de prêmio musical

Clientes

Art Supply lança versão internacional de prêmio musical

Sep 20, 2007

Mozart, Nino Rota, Donizette e Poulenc. Quatro músicos de épocas e estilos distintos que se encontram no projeto vencedor do VIII Prêmio Art Supply. Será a primeira versão internacional do já tradicional prêmio que incentiva o trabalho de jovens músicos instrumentistas, ao mesmo tempo em que, por meio da arte, atende a população carente brasileira. <br> <br>O CD resultante do Art Supply apresenta em sua versão 2007 o trabalho do pianista franco-italiano Gabriele Gorog e da flautista italiana Francesca Seri.

Art Supply lança versão internacional de prêmio musical

Art Supply lança versão internacional de prêmio musical

Mozart, Nino Rota, Donizette e Poulenc. Quatro músicos de épocas e estilos distintos que se encontram no projeto vencedor do VIII Prêmio Art Supply. Será a primeira versão internacional do já tradicional prêmio que incentiva o trabalho de jovens músicos instrumentistas, ao mesmo tempo em que, por meio da arte, atende a população carente brasileira.
 
O CD resultante do Art Supply apresenta em sua versão 2007 o trabalho do pianista franco-italiano Gabriele Gorog e da flautista italiana Francesca Seri. Aliás, vencer prêmios é algo constante no currículo destes dois músicos.

Francesca ganhou por dois anos consecutivos o primeiro prêmio de música de câmara do concurso “Gradus ad Parnassum” de Veneza e é uma ativa solista dos palcos europeus, já tendo também gravado programas nas rádios de Trieste e de Zagábria, assim como para as televisões belga e alemã. Em 95, gravou em CD o Segundo Concerto para flauta de Devienne, com a Orquestra “L’Offerta Musicale”, e em 96 gravou para a Bongiovanni um CD com a íntegra das Sonatas para flauta de Alessandro Santini.
 
Já Gorog é um colecionador de prêmios internacionais, como o Ibla Grand Prize, o Musique Esperance e o Charles Oulmont. Também tem tido participação constante como solista, tanto em concertos de câmara como em orquestras, na Europa, Estados Unidos e América Latina. Atualmente dedica-se às obras só para piano de Segre Rachmaninov, tendo gravado em 1991 a integral dos Prelúdios op. 38 e da Terceira Sonata op. 46 de D. Kabalevkskij (Dyanmic-Itália).
 
No CD Art Supply, Francesca Seri e Gabriele Gorog interpretam de Mozart as sonatas para flauta e piano de números 4 e 6. Estas sonatas K10-15 foram escritas quando o gênio austríaco tinha 18 anos e revelam a influência de J. Christian Bach. Nos movimentos rápidos, a escritura é ágil e brilhante, enquanto nos tempos lentos a flauta é chamada para sustentar o instrumento de teclas com serenidade.
 
Na seqüência, as Cinque pezzi per flauto e pianoforte, de Nino Rota, mais conhecido do grande público pelas suas trilhas sonoras para os filmes de Fellini. Escritas em 1972, as cinco peças são breves composições, prazerosas e de fluência imediata no estilo neoclássico. Alguns dedicados a personagens de fábulas como “Pollicino” e o “Soldadinho”, fornecem um clima característico que passa da atmosfera mais brilhante a uma sensibilidade decididamente mais íntima e profunda na “Pavana”.

Depois, mais duas sonatas para flauta e piano, uma de Donizetti e a outra de Poulenc, encerram o CD. A de Donizetti, escrita em 1819, consta de dois movimentos: um Largo introdutório em Dó menor ao estilo “ópera dramática“, seguido de um Allegro brilhante em forma de Sonata em modo maior, de escritura ágil e rica de passagens de um virtuosismo Vivace. A obra de Poulenc, finalizada entre 1956 e 57, concede uma prioridade límpida ao elemento melódico retratado nos três movimentos: Allegro malinconico, Cantilena e Presto giocoso.

Prêmio Art Supply de Música - Além de incentivar o trabalho de instrumentistas, o Art Supply busca o engajamento do mundo artístico na ação social junto às crianças e jovens de entidades  parceiras do Instituto Beethoven. O resultado dos patrocínios e vendas dos CDs, com tiragem de 5 a 10 mil cópias, e das obras criadas na oficina de artes plásticas, é totalmente revertido para o atendimento de importantes projetos do Terceiro Setor.

A proposta é facilitar a integração das empresas parceiras e dos agentes culturais, fazendo com que trabalhem juntos na realização dos projetos sociais do IMB. O Art Supply é composto de vários projetos que atendem beneficiários externos como crianças carentes na formação e relacionamento da música com as disciplinas escolares na rede pública de Pirapora do Bom Jesus, patrocínio à DERDIC (Divisão de Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação) do projeto planejado para o desenvolvimento profissional de surdos, funcionando como um meio de preparação e qualificação para a inclusão no mundo do trabalho.

Instituto Musical Beethoven - Entidade não governamental criada com o objetivo de financiar pessoas deficientes ou sem possibilidade econômica de estudar e recuperar, por meio da arte, a sua auto-estima. O IMB é sustentado pelo Prêmio Art Supply, estimulando talentos artísticos da música, escultura, poesia e artes plásticas e fornecendo suporte financeiro para entidades de atuação social, ambiental e cultural. Foi o vencedor do Prêmio Cidadania do Anuário Telecom em 2005 e 2006.


Document Actions

Assessoria de Imprensa do Prêmio Art Supply:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: Carlos Sandano e Brenda Volavicius
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom