Personal tools
You are here: Home Clientes Prêmio Art Supply de Música Notícias 2009 10 Vencedor do Art Supply 2009 comenta premiação e processo criativo do CD Quatro Ventos

Clientes

Vencedor do Art Supply 2009 comenta premiação e processo criativo do CD Quatro Ventos

Oct 15, 2009

Cláudio Oliveira, baterista profissional ativo na cena musical paulistana e que acaba de voltar de uma temporada de shows na Europa, foi o vencedor do Prêmio Art Supply 2009, concedido pelo Instituto Musical Beethoven e que tem toda sua renda revertida para iniciativas de inclusão social.

Ao lado do sueco Peter Friestedt, que conheceu durante uma temporada de estudos nos Estados Unidos, Cláudio Oliveira produziu o projeto vencedor que resultou no CD Quatro Ventos. A obra mescla traços da música brasileira e sueca nas melodias improvisadas do jazz.

Nesta entrevista, o baterista conta um pouco sobre a concepção do trabalho e as etapas de sua produção.

Como você e o Peter se conheceram?
Conheci o Peter há alguns anos, numa escola de música em Los Angeles (Estados Unidos). Após algum tempo de convivência, surgiu a vontade de realizar um projeto em que pudéssemos interagir com nossas diferentes influências e formações, trazendo elementos da música universal.

Foi assim que surgiu o Universo sem Palavras, projeto que deu origem ao CD Quatro Ventos ?
capa cdO projeto Universo sem Palavras é um amadurecimento daquela ideia. Por termos músicos brasileiros e o Peter, que é da Suécia, decidimos deixar a música fluir sem planos prévios, permitir que ela circule entre os membros de forma sensitiva. Nos primeiros ensaios, estávamos ainda em fase de conhecimento pessoal e musical, pois a formação e a situação era nova para todos nós, mas com os ensaios as músicas iam sendo trabalhadas e foram se construindo naturalmente.

Qual foi a sensação de vocês quando receberam a notícia de que tinham sido os premiados?
Quando saiu a notícia do prêmio, fiquei muito eufórico e liguei logo para o Peter dizendo "pode preparar as malas para o Brasil!".

Qual foi a intenção de vocês ao produzir o CD?
A intenção é primeiro registrar um momento, acredito até que único, de pessoas diferentes, com formações distintas, criando, construindo, desenvolvendo música, e permitir uma interação generosa. Registrar algo honesto, sincero e verdadeiro.

Enfim, quais são as expectativas para o lançamento que acontece em novembro?
Acho que estamos todos muito gratos por esta premiação. Tocar ao vivo no lançamento será um enorme prazer. O Peter está muito empolgado para voltar ao Brasil e interagir com a plateia. Queremos compartilhar esta experiência musical com as pessoas que estiverem no auditório.

O lançamento do CD Quatro Ventos acontece no dia 17 de novembro, no Teatro da Universidade Católica (TUCA), com a apresentação ao vivo do repertório completo. A entrada é gratuita. Para mais informações sobre o X Prêmio Art Supply e sobre os programas sociais apoiados, visite: www.artsupply.com.br

Document Actions

Instituto Musical Beethoven

O Instituto Musical Beethoven (IMB) é uma entidade não governamental fundada em 2000 com o objetivo de difundir a arte. Para isso, promove a premiação de talentos musicais e o desenvolvimento de trabalhos com artistas voluntários junto a entidades de atuação social, ambiental e cultural. Graças a essa dedicação, a instituição ganhou o Prêmio Cidadania do Anuário Telecom nas edições de 2005 e 2007, com os projetos Art Supply e Programa de Orientação Ocupacional e Escolar (POOE), respectivamente. Seu compromisso e o de seus colaboradores é  promover uma filantropia inovadora, transformando a caridade individualista em empreendedorismo social, de modo a formar uma aliança para a criação de uma filantropia estratégica que apresente resultados mensuráveis, possibilitando uma boa interação entre doadores e receptores.


Assessoria de Imprensa do Prêmio Art Supply:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalista: Drielle Sá | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected]www.twitter.com/pluricom | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom