Personal tools
You are here: Home Clientes Prêmio Art Supply de Música Notícias 2012 Art Supply premia consagrado maestro e pianista João Carlos Martins

Clientes

Art Supply premia consagrado maestro e pianista João Carlos Martins

Oct 18, 2012

O projeto musical 'The best of Bach', que reúne 15 obras de Bach interpretadas pelo mais célebre pianista brasileiro, João Carlos Martins, é o vencedor do XIII Prêmio Art Supply. O lançamento do CD acontece no próximo dia 27 de novembro, no Teatro do SESI/FIESP, em São Paulo.

Esse prêmio coroa o encerramento das atividades de 2012 do projeto sociocultural Art Supply, braço do Instituto Musical Beethoven (IMB) que fomenta a produção artística dos mais variados estilos musicais, promovendo o trabalho de músicos no cenário brasileiro e auxiliando crianças e jovens carentes no estado de São Paulo. “Grandes empresários – em todos os sentidos – estão cada vez mais engajados e motivados”, afirma o presidente do projeto, Miguel Perrotti. “Eles perceberam a importância de tratar o investimento social como um ‘business’, com objetivos, estratégias e monitoramento contínuo do processo para obter o sucesso desejado. Esse é o modelo de atuação do Art Supply”, complementa. 

O Prêmio Art Supply busca obter apoio ao projeto sociocultural, divulgar o trabalho de novos talentos da música e incentivar as crianças e jovens atendidos pela entidade. Todos os anos, o prêmio contempla um projeto musical inédito, dentre aqueles enviados ao IMB. Os vencedores têm seu trabalho reconhecido e divulgado, e se comprometem a doar seus direitos autorais e o cachê da apresentação para os programas sociais apoiados pelo Art Supply. Em 2012, o Art Supply é resultado da parceria com a Fundação Bachiana, criada e dirigida pelo maestro. 

A renda obtida com a venda dos CDs também é revertida para essas iniciativas, todas elas voltadas à musicalização. Em 2012, as entidades beneficiadas pelo Art Supply foram a Casa do Menor de Santo Amaro Grossarl, a Aprocima (Associação Promocional do Coração Imaculado de Maria), a Derdic (Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação), entre muitos outros projetos.

CD The best of Bach reúne gravações premiadas internacionalmente

CD The best of BachEntre 1979 e 1983, João Carlos Martins gravou metade da obra completa de Bach para teclado em Los Angeles (Estados Unidos), para as comemorações do terceiro centenário do nascimento de Bach. Por motivos de saúde, o projeto foi interrompido até 1993, quando, em Sofia (Bulgária), João Carlos o retomou, encerrando as gravações em 1997.

Esta coleção premiada internacionalmente recebeu as mais calorosas críticas da imprensa norte-americana, europeia e asiática, que considerou as interpretações de João Carlos Martins como uma das melhores do século XX. No CD The best of Bach, tem-se uma amostra dos principais trechos da coletânea, incluindo a Chaconne de Bach transcrita por Brahms somente para mão esquerda, quando o pianista já não podia utilizar a mão direita.

Numa viagem que aborda o mestre em suas diversas fases, incluindo desde uma peça fácil do livro de Anna Magdalena Bach até as grandiosas Variações Goldberg, todas as peças foram executadas em um piano Steinway. 

Confira aqui o artigo 'Bach, o deus dos músicos", de Alex Gladstone, e aqui, a biografia do maestro João Carlos Martins.

Repertório do CD The Best of Bach, por João Carlos Martins

1 – Prelude nº 1 in C major (4:04)

2 – Prelude nº 25 in C major (1:31)

3 – Partita nº 5 in G major (7:09)

4 – The Goldberg Variations (3:48)

5 – The Two -*and Three** Part Inventions (4:47)

6 – Italian Concert in F major/ Allegro Animato (3:35)

7 – Concerto for Piano and Orquestra nº 1 in D minor (8:04)

8 – French Suite nº 5 in G maior Sarabande (4:52)

9 – English Suite nº 2 in A minor (7:22)

10 – Giga Suite Inglesa nº 4 (2:12)

11 – Fantasia in C minor (2:45)

12 – Concerto for Piano and Orquestra in C major (5:37)

13 – Minueto in G Maior do livro de Anna Magdalena Bach (1:37)

14 – Ária da 4ª corda (3:10)

15 – Chaconne in Dm para mão esquerda (13:17)

 

Lançamento do CD The best of Bach para convidados e jornalistas
Data: 27 de novembro, 19h30
Local: Teatro SESI/FIESP
Av. Paulista, 1313 - São Paulo (SP)
Confirmação de presença pelo site: www.artsupply.com.br 

Document Actions

________________________________________________________________________________________________________________

logo-art2O Instituto Musical Beethoven (IMB) é uma entidade não-governamental fundada em 2000 com o objetivo de difundir a arte. Para isso, promove a premiação de talentos musicais e o desenvolvimento de trabalhos com artistas voluntários junto a entidades de atuação social, ambiental e cultural. Graças a essa dedicação, a instituição ganhou o Prêmio Cidadania do Anuário Telecom nas edições de 2005 e 2007, com os projetos Art Supply e Programa de Orientação Ocupacional e Escolar (POOE), respectivamente. Seu compromisso e o de seus colaboradores é promover uma filantropia inovadora, transformando a caridade individualista em empreendedorismo social, de modo a formar uma aliança para a criação de uma filantropia estratégica que apresente resultados mensuráveis, possibilitando uma boa interação entre doadores e receptores.

________________________________________________________________________________________________________________

Assessoria de imprensa e apoiadora do Prêmio Art Supply:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom