Personal tools
You are here: Home Fórum A publicidade e a propaganda no Second Life

Fórum

A publicidade e a propaganda no Second Life

Nov 02, 2007

De empresas comerciais a sites de evangelização: o Second Life configura-se como espaço para disseminação virtual de idéias e produtos.

O propósito deste ensaio é demonstrar a influência do mundo virtual na realidade das empresas. Verificar como se configura hoje a divulgação de idéias, produtos, serviços e informações, destinadas a influenciar, num determinado sentido, as opiniões, os sentimentos e as atitudes do público receptor. Atualmente, o Second life é um dos instrumentos do conjunto de meios adotados para levar os produtos ou serviços aos consumidores.

O Second Life é um espaço onde as pessoas interagem não simplesmente com páginas, mas com lugares, acontecimentos, pessoas e produtos. Second Life é um mundo virtual tridimensional, acessado em tempo real por milhares de pessoas que caminham, viajam, constroem edificações, criam, compram e vendem produtos, trabalham, vão a festas e o que mais você imaginar. Literalmente, uma segunda vida. 

Várias empresas já participam do Second Life, com o objetivo de divulgar seus produtos e serviços. Dentre elas, destaca-se a Coca-Cola, que lançou um concurso para a criação de uma máquina de venda de latinhas virtuais de seu refrigerante no mundo virtual. A Nissan criou um estande com vários modelos de automóveis e até uma pista de provas para seus carros. A Dell Anno, empresa brasileira de móveis para cozinhas e dormitórios, distribui camisetas com sua marca em uma linda loja, totalmente envidraçada.

Enquanto muitas empresas usam o Second Life apenas como mais um mercado para vender seus produtos e serviços, a Philips tem como política de trabalho no mundo virtual fazer muito mais do que criar produtos e apresentá-los aos consumidores. Ela pretende primeiramente coletar as opiniões dos consumidores. 

O cinema faz-se presente no mundo publicitário virtual, com uma superprodução de Hollywood: o filme “300”. Este é a primeira superprodução hollywoodiana a usar o mundo virtual como meio de disseminação de idéias. O lugar foi construído em uma estrutura circular, contendo diversas peças publicitárias sobre o filme, como posters e fotos da produção.

A Canção Nova (Comunidade Católica que tem como objetivo principal a evangelização através dos meios de comunicação) também montou um espaço dentro do Second Life. O Mundo Linden divulgou um post sobre a atuação da Canção Nova no mundo virtual. Foi criado um prédio como ambiente de evangelização, palestras e divulgação de eventos. Haverá, dentro da segunda vida, o conteúdo evangelizador característico da Canção Nova com uma abordagem moderna voltada ao público de internet.

A Nokia não resistiu à oportunidade de interagir neste mundo virtual e lançou no Second Life vários modelos de celulares que oferecem a possibilidade de enviar imagens do mundo virtual diretamente para o celular de verdade, além de outros recursos interessantes para os usuários do Second Life. 

O Banco Bradesco instalou vários relógios com sua marca nos lugares de maior concentração de brasileiros. São relógios que marcam o horário no Brasil e o horário no mundo virtual. 

Porém, o endereço que mais tem recebido visitas é o do memorial da Tam virtual, em homenagem às vítimas do acidente de Congonhas ocorrido em 19 de julho de 2007. Vôo 18h24 TAM.

Como se pode perceber, o poder da publicidade vai além da sua capacidade de vender e persuadir. Seu poder singular consiste na capacidade de construir e manter marcas de sucesso duradouro, criando entidades perceptuais que refletem os valores, sonhos e fantasias do consumidor. 

As empresas têm o papel de criar, promover e fornecer bens e serviços àqueles que têm acesso à vida virtual - podem ser pessoas físicas ou jurídicas. Muitos produtos são lançados no Second Life para se verificar a sua aceitação no mercado virtual. Após avaliação do comportamento do público-alvo, decide-se por seu lançamento no mundo real.

Trata-se, portanto, de um novo mundo, que interfere no mundo real. Os caminhos estão lançados e, certamente, são irreversíveis. A única certeza que podemos ter - neste momento - é que os fluxos de comunicação estão passando por uma profunda transformação com novos canais disponíveis.

Bibliografia

FERRAZ, Paulo. Second Life para empreendedores: como iniciar sua segunda vida e ganhar dinheiro real no mundo virtual. São Paulo: Novatec. 2007.

Metropubi/segunda-feira, 23 de julho de 2007.

http://www.secondlifebrasil.com.br/index.aspx.

http://www.vialak.com/drupal/

http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=230452

http://www.bradesco.com.br/

http://www.dellanno.com.br/novidades/Default.aspx?id=27&&language=0

Document Actions
Gilson Rodrigues Alves cursa Filosofia no Centro Universitário Assunção (Unifai) e é seminarista da Pia Sociedade de São Paulo, Congregação dos Padres e Irmãos Paulinos, que tem como missão “Evangelizar através dos modernos meios de comunicação social”.

Contato: [email protected]

O Fórum Pluricom é um espaço aberto, onde a pluralidade de idéias é um de seus componentes fundamentais. As opiniões aqui expressas são de total responsabilidade de seus autores, não recebendo por parte da Pluricom nenhuma edição ou acréscimo.

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom