Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 03 Artigos registram a experiência com a avaliação de livros didáticos no Brasil

Clientes

Artigos registram a experiência com a avaliação de livros didáticos no Brasil

Mar 03, 2006

Selo Cultura Acadêmica lança Livros didáticos de geografia e história: avaliação e pesquisa, coletânea de artigos que registram de mais de uma década de pesquisas e experiências. Aqui, a avaliação de livros didáticos brasileiros é entendida em um amplo contexto que escapa da sala de aula e abrange políticas de Estado e questões impostas por uma economia mundializada. A edição abrange as avaliações de livros de História e Geografia realizadas entre 2001 e 2004.

Artigos registram a experiência com a avaliação de livros didáticos no Brasil

Artigos registram a experiência com a avaliação de livros didáticos no Brasil

Livros didáticos de geografia e história: avaliação e pesquisa apresenta um registro de mais de uma década de pesquisas e experiências. Aqui, a avaliação de livros didáticos brasileiros é entendida em um amplo contexto que escapa da sala de aula e abrange políticas de Estado e questões impostas por uma economia mundializada.

Pela amplitude do tema, restringiu-se as avaliações de livros didáticos de História e Geografia realizadas no período de 2001 a 2004. Os seis artigos presentes descrevem os procedimentos metodológicos, além da reflexão sobre os resultados deste processo e suas perspectivas. São eles: “A avaliação de livros didáticos no Brasil – Por quê?”, de Maria Encarnação Beltrão Sposito; “Em busca da qualidade – PNLD – 1996-2004”, de Holien Gonçalves Bezerra e Tânia Regina de Luca; “O livro didático de geografia: necessidade ou dependência? Análise da avaliação das coleções didáticas para o ensino fundamental”, de Eliseu Savério Sposito; “A avaliação oficial de livros didáticos de geografia no Brasil: operacionalização do processo, princípios, critérios e resultados do PNLD 2005 (5ª a 8ª séries)”, de Antônio Nivaldo Hespanhol; “A metodologia da pesquisa”, de Luiza Helena da Silva Christov; e “O livro didático em estudos sociais: sua escolha e seu significado par professores de primeira a quarta séries do ensino fundamental”, de Tânia Regina de Luca, Maria Encarnação Beltrão Sposito e Luiza Helena da Silva Christov.

Também são apresentados modelos dos instrumentos utilizados para realização de pesquisa e depoimentos com as visões pessoais e os relatos das experiências vividas. Os depoimentos presentes são: “O processo de avaliação do livro didático de geografia, uma aposta no futuro”, de Marília Luiza Peluso; “Aprendendo com os livros didáticos: um breve depoimento”, de Ana Teresa Marques Gonçalves; “A avaliação a partir da perspectiva do avaliador – geografia”, de Hernani Loebler Campos; e “Relato de uma experiência de pesquisa”, de Christina da Silva Roquette Lopreato.

Título: Livros didáticos de geografia  e história: avaliação e pesquisa
Autora: Maria Encarnação Beltrão Sposito (organizadora)
Número de páginas: 216
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 25
ISBN: 85-98605-07-7
Data de publicação: 2006

Os livros da Cultura Acadêmica são distribuídos pela Fundação Editora da UNESP: (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: Carlos Sandano e Katia Saisi
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom