Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 03 As possibilidades e dificuldades para a formação de alianças entre Brasil, Índia e África

Clientes

As possibilidades e dificuldades para a formação de alianças entre Brasil, Índia e África

Mar 03, 2006

Escapar da esfera de influência do hemisfério norte na tentativa de se tornarem potências médias no cenário político internacional é um objetivo perseguido nos últimos anos pelos governos brasileiro, indiano e sul-africano.

As possibilidades e dificuldades para a formação de alianças entre Brasil, Índia e África

As possibilidades e dificuldades para a formação de alianças entre Brasil, Índia e África

Escapar da esfera de influência do hemisfério norte na tentativa de se tornarem potências médias no cenário político internacional é um objetivo perseguido nos últimos anos pelos governos brasileiro, indiano e sul-africano. O estabelecimento de alianças é entre eles estratégico, mas como cada um possui mecanismos de inserção internacional bastante diferenciados e em fases distintas do processo, é mais do que necessário discutir as convergências e divergências entre este três países.

Mercados abrangentes, desigualdade social e altos índices de pobreza em amplas parcelas de suas populações são características que fazem de Brasil, Índia e África do Sul atores do jogo de poder global. Mas as dificuldades para a constituição de um bloco coeso que tenha força para alterar esse cenário implica custos elevados de mobilização e coordenação, sendo os resultados imprevisíveis.

Identificar os potenciais pontos de interesse comum é justamente o enfoque central de Índia, Brasil e África do Sul: perspectivas e alianças. Lançado simultaneamente em português e inglês pela Editora UNESP, o livro é resultado de extensa pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI) com apoio da Fundação Ford.

O debate sobre as possíveis sinergias econômicas, sociais, políticas e internacionais entre os três países aqui é feito pelos seguintes autores: Amit Shovon Ray, professor de Economia do Centro de Comércio Internacional e Desenvolvimento, Escola de Estudos Internacionais, Universidade de Jawaharlal Nehru, Nova Delhi, Índia; Fábio Villares, diretor do IEEI, mestre em Economia pela Unicamp; Gilberto Dupas, coordenador-geral do Grupo de Conjuntura Internacional da USP e presidente do IEEI; Garth L. Le Pere, Ph.D. em Ciência Política pela Yale University e diretor do Institute for Global Dialogue; Lyal White, pesquisador sênior para a Ásia e América Latina no Instituto Sul-Africano de Relações Internacionais, sediado na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, África do Sul; Marcelo Fernandes de Oliveira, doutor em Ciência Política pela USP, professor de Negociações Internacionais e pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec) e do IEEI; e Siddharth Mallavarapu, Ph.D. pela Universidade Jawaharlal Nehru, professor assistente de Política Internacional no Centro de Política Internacional, Organização e Desarmamento da Escola de Estudos Internacionais da Universidade Jawaharlal Nehru de Nova Delhi, Índia.

Título: Índia, Brasil e África do Sul: perspectivas e alianças / India, Brazil and South Africa: Perspectives and Alliances
Autor: Fábio Villares (org)
Número de páginas: 366
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 55
ISBN: 85-7139-643-4
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: Carlos Sandano e Katia Saisi
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom