Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 03 De Aristóteles à inteligência artificial, a presença da Lógica na matemática e na tecnologia

Clientes

De Aristóteles à inteligência artificial, a presença da Lógica na matemática e na tecnologia

Mar 03, 2006

A lógica, tal como a conhecemos desde Aristóteles, é um dos mais tradicionais e eficazes instrumentos do raciocínio humano para inferência racional de conclusões. Em sua feição moderna, inaugurada por Gotlob Frege, permitiu a estruturação de conceitos e procedimentos fundamentais para um campo praticamente inesgotável: definiu o perfil da matemática contemporânea, revolucionou a exploração científica, lingüística e filosófica e permitiu grandes avanços tecnológicos, em particular na computação. Em Um prelúdio à lógica, dos professores Hércules de Araujo Feitosa e Leonardo Paulovich, o leitor se familiariza com os conceitos e métodos de pensamento matemáticos, percorrendo os caminhos que levam do cálculo proposicional clássico aos complexos sistemas que regem hoje os dispositivos eletrônicos.

De Aristóteles à inteligência artificial, a presença da Lógica na matemática e na tecnologia

De Aristóteles à inteligência artificial, a presença da Lógica na matemática e na tecnologia

A lógica, tal como a conhecemos desde Aristóteles, é um dos mais tradicionais e eficazes instrumentos do raciocínio humano para inferência racional de conclusões. Em sua feição moderna, inaugurada por Gotlob Frege, permitiu a estruturação de conceitos e procedimentos fundamentais para um campo praticamente inesgotável: definiu o perfil da matemática contemporânea, revolucionou a exploração científica, lingüística e filosófica e permitiu grandes avanços tecnológicos, em particular na computação.

Em Um prelúdio à lógica, dos professores Hércules de Araujo Feitosa e Leonardo Paulovich, o leitor se familiariza com os conceitos e métodos de pensamento matemáticos, percorrendo os caminhos que levam do cálculo proposicional clássico aos complexos sistemas que regem hoje os dispositivos eletrônicos. De maneira acessível, abordam desde os elementos introdutórios do cálculo proposicional clássico a noções da lógica fuzzy e dos complexos sistemas que regem hoje os dispositivos eletrônicos, discutindo metodicamente a validade de inferências lógicas, a álgebra dos conjuntos, silogismos aristotélicos, predicados de primeira ordem, e vários outros conceitos.

O universo que então se descortina fornece o pano de fundo para as aplicações mais complexas e concretas de cunho matemático, computacional e filosófico. As dívidas da matemática para com a lógica são postadas lado a lado com a presença da “nova lógica” no desenvolvimento da filosofia da linguagem e de modelos formais de larga aplicação na inteligência artificial. Sem falar no papel da lógica em meio ao mais presente e revolucionário dos desenvolvimentos tecnológicos contemporâneos: a computação. Seja pela referência às aplicações ou pelo tratamento que dá ao perfil propriamente estrutural e teórico de seu objeto, Um prelúdio à lógica instiga o leitor e lhe oferece instrumental básico para que possa se aprofundar no estudo de uma das áreas mais centrais do conhecimento humano.

Sobre os autores - Hércules de Araujo Feitosa é mestre em Fundamentos da Matemática pela UNESP e doutor em Lógica e Filosofia da Ciência, pela UNICAMP. É professor do departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da UNESP, câmpus de Bauru, e atua no programa de pós-graduação em Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, câmpus de Marília. Leonardo Paulovich é mestre em Fundamentos da Matemática e doutor em Educação Matemática pela UNESP. É professor do departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da UNESP, câmpus de Bauru.

Título: Um prelúdio à lógica
Autores: Hércules de Araujo Feitosa e Leonardo Paulovich
Número de páginas: 232
Formato:  14 x 21 cm
Preço: R$ 33
ISBN: 85-7139-605-1
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: Carlos Sandano e Katia Saisi
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom