Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 03 Editora UNESP e Livraria Cultura lançam encontros sobre ciência e tecnologia

Clientes

Editora UNESP e Livraria Cultura lançam encontros sobre ciência e tecnologia

Mar 15, 2006

A Editora UNESP e a Livraria Cultura promovem, na próxima terça-feira, dia 21 de março, o primeiro encontro de uma série prevista para acontecer mensalmente, que vai reunir cientistas e pesquisadores para debater de modo acessível temas complexos de ciência e tecnologia, essenciais a estudantes e público leigo. O tema do encontro de estréia é Descobrindo o universo, com os físicos Maria Cristina B. Abdalla e Thyrso Villela Neto, autores do livro Novas janelas para o Universo, título da Coleção Paradidáticos, lançado Editora UNESP.

Editora UNESP e Livraria Cultura lançam encontros sobre ciência e tecnologia

Editora UNESP e Livraria Cultura lançam encontros sobre ciência e tecnologia

A Editora UNESP e a Livraria Cultura promovem, na próxima terça-feira, dia 21 de março, o primeiro encontro de uma série prevista para acontecer mensalmente, que vai reunir cientistas e pesquisadores para debater de modo acessível temas complexos de ciência e tecnologia, essenciais a estudantes e público leigo.

O tema do  encontro de estréia é Descobrindo o universo, com os físicos Maria Cristina B. Abdalla e Thyrso Villela Neto, autores do livro Novas janelas para o Universo, título da Coleção Paradidáticos, lançado Editora UNESP (116 páginas, R$ 15).

Além de apresentar as novas tecnologias para observação do Universo e seu impacto na nossa compreensão na natureza, Maria Cristina e Villela Neto tornam familiar ao leitor termos e conceitos como nebulosas planetárias, Gamma-Ray Burst (GRB), radiação cósmica de fundo em microondas, neutrinos, quasares ou ondas gravitacionais. E mostram como nossa vida diária é afetada pelas descobertas e tecnologias da Astronomia e Astrofísica, além, é claro, de proporcionar novas reflexões para as perguntas fundamentais relacionadas à origem e ao futuro do Universo e, por conseqüência, de nossa espécie.
 
Sobre os autores – Maria Cristina Batoni Abdalla é professora livre-docente do Instituto de Física Teórica da UNESP, em São Paulo. Foi professora associada do ICP-Trieste, na Itália, e trabalhou no CERN, em Genebra, na Suíça.  Thyrso Villela Neto é pesquisador titular da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, do Ministério da Ciência e Tecnologia INPE-MCT, em São José dos Campos (SP). Foi presidente da Sociedade Astronômica Brasileira no biênio 2000-2002.

Sobre a Coleção Paradidáticos - Oferecer informações sobre temas que desafiam cientistas e pesquisadores, mas que são essenciais a todos é o desafio da Editora UNESP com a Coleção Paradidáticos. Buscando tornar mais acessíveis descobertas científicas e debates culturais, pesquisadores brasileiros abordam questões centrais em sete séries: Novas Tecnologias, Poder, Cultura, Linguagens e Representações, Educação, Evolução e Sociedade, Espaço e Tempo. Cada título tem Sugestões de leituras para que o leitor possa se aprofundar em determinado tema, um Glossário que ajuda a explicitar os principais conceitos usados e Questões para reflexão e debate, uma provocação intelectual que visa sistematizar as informações obtidas.

Próximos encontros - Para os próximos encontros na Livraria Cultura, estão programados os seguintes temas e palestrantes:

  • Avanços da biologia celular e molecular – André Luis Laforga Vanzela
  • Biodiversidade tropical – Márcio R. C. Martins e Paulo Takeo Sano 
  • Bioquímica do corpo humano – Fernando Fortes de Valencia 
  • Darwin e a biologia evolucionária – Carlos Alberts 
  • Energia de fissão e fusão – Diógenes Galetti e Celso Lima 
  • Evolução: o sentido da biologia – Diogo Meyer e Charbel Nino El-Hani 
  • Laser e suas aplicações em ciência e tecnologia – Vanderlei Salvador Bagnato 
  • Nanociência e nanotecnologia – Adalberto Fazzio e Antônio José Roque da Silva 
  • O relacionamento entre as espécies e a evolução orgânica – Walter Boeger
  • Sementes geneticamente modificadas – Denise Maria Trombert de Oliveira 
  • Supercomputadores e rodovias de informação – Eduardo de M. Gregores e Sérgio F. Novaes 
  • Supercondutividade – Renato Jardim e Carlos Becerra


Tema: Descobrindo o universo
Palestrantes: Maria Cristina Abdalla e Thyrso Villela Neto
Data: 21 de março (terça-feira), às 19h30
Local: Livraria Cultura Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - São Paulo/SP - Loja 151
Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da UNESP:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: Carlos Sandano e Katia Saisi
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom