Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 01 Fãs de músicas pop descobrem quem são as musas inspiradoras de 50 canções

Clientes

Fãs de músicas pop descobrem quem são as musas inspiradoras de 50 canções

Jan 19, 2012

Algumas das canções mais emblemáticas do mundo são sobre mulheres. De namoradas a esposas, rivais, celebridades ou meras desconhecidas, elas sempre serviram de inspiração para compositores. Isso todos sabem. O que nem todo mundo sabe é quem são essas musas que inspiraram tantas criações musicais. Os britânicos Michael Heatley e Frank Hopkinson desvendam essa questão em 'Músicas & Musas: A verdadeira história por trás de 50 clássicos pop', lançado agora no Brasil pela Editora Gutenberg.

Do rock à bossa nova, os autores revelam as musas que serviram de inspiração para os grandes hits. Quem é a Emily da música "See Emily Play", do Pink Floyd? O que aconteceu com Suzanne Verdal, inspiração de Leonard Cohen para a música "Suzanne"? O que mudou na vida de Prudence, irmã de Mia Farrow, depois que John Lennon escreveu "Dear Prudence"? Quem foi Pattie Boyd que inspirou músicas tanto de George Harrison quanto de Eric Clapton? Heatley e Hopkinson explicam como essas mulheres inspiraram as canções escritas sobre elas, seja por causa de um breve flerte em uma festa, uma visita à loja de discos local, seja simplesmente por causa de uma imagem de capa de revista.

A música brasileira também é contemplada na obra, com o clássico da bossa nova "A garota de Ipanema", de Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Morais. A real garota que impressionava a todos por sua beleza, Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, a famosa Helô, foi o tema da canção que levou a música brasileira para o mundo todo, uma menina que em 1964 tinha apenas 15 anos e passeava pelas ruas do bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro.

No livro também se encontra a história da música inspirada por Lucy O’Donnell. Tudo começou com o pequeno Julien, filho de John e Cynthia Lennon, que aos 4 anos desenhou Lucy, sua colega do jardim da infância, rodeada por estrelas e formas variadas. Julien levou a pintura aos seus pais e disse “Its Lucy in the Sky with Diamonds”, que então se tornaria uma faixa do álbum Sgt. Pepper’s dos Beatles, imortalizando a pequena menina com olhos de caleidoscópio. 

O leitor também descobre a história por trás de "Life on Mars?" de David Bowie, "Uptown Girl" de Billy Joel e "Je T’Aime (Moi Non Plus)" de Serge Gainsbourg. Os amantes da música encontram em Músicas & Musas uma minibiografia de cada musa, além de informações sobre os artistas e bandas, bem como curiosidades sobre as histórias das canções que embalam fãs por décadas.

Confira o que dizem os autores sobre a "Garota de Ipanema", de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, "Lucy in  the Sky with Diamonds", dos Beatles, e "Moses", do Coldplay.

TítuloMúsicas & Musas: A verdadeira história por trás de 50 clássicos pop
Autores: Michael Heatley e Frank Hopkinson
Tradução: Christina Bazan e Christiane de Brito Andrei
Número de páginas: 144
Formato: 14 x 20,5 cm
Preço: R$ 34,90
ISBN: 978-85-8923-996-7

Mais informações sobre os livros da Editora Gutenberg estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Grupo Editorial AutênticaO Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. Desde então, as três linhas editoriais ganharam autonomia e se transformaram em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected] 
Marina Puzzuoli | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom