Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 03 Coletânea registra as experiências-piloto na formação de professores que atuam em educação no campo

Clientes

Coletânea registra as experiências-piloto na formação de professores que atuam em educação no campo

Mar 01, 2012

Os resultados obtidos na implantação do curso de Licenciatura em Educação no Campo em quatro universidades federais brasileiras – Minas Gerais, Brasília, Bahia e Sergipe – podem ser agora compartilhados no livro 'Licenciaturas em Educação no Campo: Registros e reflexões a partir das experiências-piloto', organizado pelas pesquisadoras Mônica Castagna Molina e Laís Mourão Sá. A obra, publicada pela Autêntica Editora, reúne artigos sobre as experiências de capacitação de educadores para atuação na realidade da escola rural e integra a 'Coleção Caminhos da Educação no Campo', que tem como objetivos divulgar e socializar resultados de pesquisas, relato de práticas, modelos didáticos e ensaios em torno de temas relevantes no contexto da construção de um projeto para a Educação do Campo.

O projeto Licenciatura em Educação no Campo – materializado no Programa de Apoio às Licenciaturas em Educação no Campo e vinculado à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, do Ministério da Educação – tem como foco a formação de professores que atuam na área rural, para que esses possam, por meio do aprendizado, promover maior interesse e participação dos alunos nos estudos, inseridos nas realidades de suas próprias regiões. A partir desse ideal de formação, as experiências-piloto dividem os componentes curriculares em áreas do conhecimento e de processos educativos comunitários, embasando ainda mais intenção de garantir um vinculo em relação à comunidade e sua história de lutas políticas agrárias. 

Para estruturar os resultados já obtidos, a obra é divida em três partes. No primeiro conjunto, as experiências das universidades, desde a idealização até a realização, são organizadas em quatro artigos individuais. A segunda parte conta com reflexões sobre as divisões das áreas do conhecimento e os desafios nas propostas de novos currículos. A terceira e última parte é formada por mais nove textos que discutem a questão política que envolve o tema a partir da alternância, ou seja, a intercalação do tempo entre escola e comunidade.

O livro, além de deixar claro à importância da formação de docentes que atuam nos grupos específicos de alunos do campo, também comprova que o projeto, mesmo estando em andamento, já apresenta resultados positivos para as comunidades.

Sobre as organizadoras – Lais Maria Borges de Mourão Sá é pós-doutora em Ciências Sociais e Meio Ambiente pela Universidade de Campinas. Atua como pesquisadora na área de Educação, Ciência e Sociedade, com ênfase em educação do campo e desenvolvimento rural, educação e processos de gestão ambiental, paradigma da complexidade e ecologia humana. Mônica Castagna Molina possui doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Atualmente é diretora do Centro Transdisciplinar de Educação do Campo e Desenvolvimento Rural e Coordenadora do Grupo de Trabalho de Apoio à Reforma Agrária.

Título: Licenciaturas em Educação no Campo: Registros e reflexões a partir das experiências-piloto (UFMG;UnB; UFBA e UFS)
Organizadoras: Mônica Castagna Molina e Laís Mourão Sá
Número de páginas: 376
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 49,00
ISBN: 978-85-7526-581-9
Coleção: Caminhos da Educação no Campo

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica:www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

 

Logo Grupo Editorial AutênticaO Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. A partir deste ano, as três linhas editoriais ganham autonomia e se transformam em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected] 
Marina Puzzuoli | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom