Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 03 Filósofo discute o conceito de verdade a partir da psicanálise lacaniana

Clientes

Filósofo discute o conceito de verdade a partir da psicanálise lacaniana

Mar 15, 2012

O que é a verdade? Até que ponto é possível saber o que é a verdade? Indagações deste tipo volta e meia retornam à ordem do dia, seja no discurso filosófico, seja no debate político, jurídico, estético, etc. Mas depois de Freud, a pergunta ganha novos contornos, ao incluir na conta um sujeito que não mais é definido nem pela consciência de si, nem pela vontade livre. Um sujeito que age sem saber dos verdadeiros motivos de sua ação; que deseja sem saber o que quer de verdade.

Para Jacques Lacan (1901-1981), um dos principais interesses da psicanálise está em interrogar o conceito de verdade herdado da tradição. A verdade, para o psicanalista, funciona como um conceito-limite entre a clínica e a filosofia. Mas o tratamento conceitual do problema da verdade reserva perigos nada fáceis de contornar. Por esta razão, o discurso de Lacan a este respeito acaba habitando uma zona fronteiriça entre a exposição conceitual e a invenção literária.

O problema da verdade no pensamento de Jacques Lacan e suas repercussões tanto para o discurso filosófico quanto para a prática clínica são minuciosamente analisados por Gilson Iannini, em Estilo e verdade em Jacques Lacan, lançamento da Autêntica Editora.
 O desafio de repensar o tema da verdade a partir da psicanálise é o ponto de partida de sua análise, não sendo possível pensá-la sem recorrer a conceitos em que se cruzam diversos discursos, como o da filosofia, da lógica, da linguística e da literatura. Como se articulam verdade e linguagem? É possível enunciar uma verdade? De que modo? Na tentativa de responder ao paradoxal dilema de uma verdade que fala e que toca o real, mas que não possui em si mesma a sua própria veracidade, Gilson Iannini examina cuidadosamente a tese da discordância entre saber e verdade, refaz o passo a passo de todas as etapas da crítica à metalinguagem, trata o problema das relações entre ciência e psicanálise e, finalmente, analisa o estilo de Lacan como um esforço de formalizar, na escrita da psicanálise, os impasses de uma verdade que não se diz por inteiro. 

Estilo e verdade em Jacques Lacan explora os possíveis impactos da teoria lacaniana da linguagem e da verdade a partir de um campo filosófico vasto, em que o autor não teme convocar e esclarecer as principais referências filosóficas do pensamento lacaniano e até mesmo algumas vertentes pouco exploradas pelo próprio Lacan, resultando, assim, em um redimensionamento de problemas psicanalíticos e filosóficos.

Clique aqui para ler o capítulo inicial da obra.

Sobre o autor - Gilson Iannini tem formação específica em Filosofia e em Psicanálise e atua nas duas áreas. Em Filosofia, é doutor pela USP e mestre pela UFMG; em Psicanálise, obteve, na Université Paris VIII, o título de Master em Psychanalyse: Concepts et Clinique. Professor adjunto do Departamento de Filosofia da UFOP coordena o Programa de Pós-Graduação em Estética e Filosofia da Arte. É membro do GT de Filosofia e Psicanálise da ANPOF e da Sociedade Internacional de Psicanálise e Filosofia. Como conferencista convidado, apresentou suas pesquisas no Brasil e no exterior (Itália, França).

Título: Estilo e verdade em Jacques Lacan
Autor: Gilson Iannini
Coleção: FilôMargens
Número de páginas: 376
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 42,90
ISBN: 978-85-7526-576-5

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica:www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Autêntica 15 anosO Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. Desde então, as três linhas editoriais ganharam autonomia e se transformaram em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected] 
Marina Puzzuoli | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom