Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 03 Filósofo Gilson Iannini autografa seu mais novo título em Belo Horizonte

Clientes

Filósofo Gilson Iannini autografa seu mais novo título em Belo Horizonte

Mar 23, 2012

Lançamento de 'Estilo e verdade em Jacques Lacan', que discute o conceito de verdade a partir da psicanálise lacaniana, acontece na manhã de sábado, dia 31 de março, na Quixote Livraria e Café

O problema da verdade no pensamento de Jacques Lacan e suas repercussões tanto para o discurso filosófico quanto para a prática clínica são minuciosamente analisados por Gilson Iannini, em Estilo e verdade em Jacques Lacan, lançamento da Autêntica Editora, que terá sessão de autógrafos no sábado, dia 31 de março, às 10h30, na Quixote Livraria e Café, em Belo Horizonte (Rua Fernandes Tourinho, 274). A obra faz parte da Coleção Filô, coordenada por Iannini, e integra a série FilôMargens.

O desafio de repensar o tema da verdade a partir da psicanálise é o ponto de partida de sua análise, não sendo possível pensá-la sem recorrer a conceitos em que se cruzam diversos discursos, como o da filosofia, da lógica, da linguística e da literatura. Como se articulam verdade e linguagem? É possível enunciar uma verdade? De que modo? Na tentativa de responder ao paradoxal dilema de uma verdade que fala e que toca o real, mas que não possui em si mesma a sua própria veracidade, Gilson Iannini examina cuidadosamente a tese da discordância entre saber e verdade, refaz o passo a passo de todas as etapas da crítica à metalinguagem, trata o problema das relações entre ciência e psicanálise e, finalmente, analisa o estilo de Lacan como um esforço de formalizar, na escrita da psicanálise, os impasses de uma verdade que não se diz por inteiro. 

Estilo e verdade em Jacques Lacan explora os possíveis impactos da teoria lacaniana da linguagem e da verdade a partir de um campo filosófico vasto, em que o autor não teme convocar e esclarecer as principais referências filosóficas do pensamento lacaniano e até mesmo algumas vertentes pouco exploradas pelo próprio Lacan, resultando, assim, em um redimensionamento de problemas psicanalíticos e filosóficos.

Clique aqui para ler o capítulo inicial da obra.

Sobre o autor - Gilson Iannini tem formação específica em Filosofia e em Psicanálise e atua nas duas áreas. Em Filosofia, é doutor pela USP e mestre pela UFMG; em Psicanálise, obteve, na Université Paris VIII, o título de Master em Psychanalyse: Concepts et Clinique. Professor adjunto do Departamento de Filosofia da UFOP coordena o Programa de Pós-Graduação em Estética e Filosofia da Arte. É membro do GT de Filosofia e Psicanálise da ANPOF e da Sociedade Internacional de Psicanálise e Filosofia. Como conferencista convidado, apresentou suas pesquisas no Brasil e no exterior (Itália, França). É coordenador da Coleção Filô, da Autêntica Editora.

Estilo e verdade em Jacques Lacan
Autor: Gilson Iannini
Coleção: Filô - Série: FilôMargens
Número de páginas: 376
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 42,90
ISBN: 978-85-7526-576-5

Lançamento
Data: 31/03 – sábado – às 10h30
Local: Quixote Livraria e Café
Rua Fernandes Tourinho, 274 | Savassi | Belo Horizonte (MG)
Tel.: (31) 3227-3077

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica:www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Autêntica 15 anosO Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. Desde então, as três linhas editoriais ganharam autonomia e se transformaram em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected] 
Marina Puzzuoli | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom