Personal tools
You are here: Home Notícias

Notícias

by admin last modified Mar 02, 2021 02:10 PM
O debate da educação no Instituto Superior de Estudos Brasileiros

O debate da educação no Instituto Superior de Estudos Brasileiros

by pluricom — Jan 02, 2007 09:00 PM

O Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), criado em 1955 e extinto em 1964 após o golpe militar, caracterizou-se por promover o debate junto à sociedade sobre os problemas nacionais. Em O ISEB, os intelectuais e a diferença, lançamento da Editora UNESP, o autor Antônio Marques do Vale investiga como os problemas educacionais foram abordados na produção do Iseb, a partir dos principais autores isebianos, como Roland Cavalcanti de Albuquerque Corbisier, Álvaro Vieira Pinto, Cândido Antônio Mendes de Almeida, Hélio Jaguaribe Gomes de Matos e Alberto Guerreiro Ramos.

Read More…

Os mistérios bíblicos repercutidos nas obras dos grandes mestres da arte

Os mistérios bíblicos repercutidos nas obras dos grandes mestres da arte

by pluricom — Dec 21, 2006 09:00 PM

Em Figuras de Deus – A Bíblia na Arte, o historiador de arte francês Dominique Ponnau apresenta algumas das mais significativas representações artísticas do cristianismo produzidas pela cultura ocidental. São vinte temas bíblicos ilustrados pelos grandes mestres da arte religiosa, dos iluministas medievais a Gauguin, Nolde e Chagall. Ponnau entende a Bíblia como um poema, onde acredita ouvir a “voz do mistério”, repercutida de forma magistral pelos grandes mestres do Ocidente. Sua proposta é a de compartilhar essa experiência com o leitor, caminhando por entre obras que fazem da representação do Eterno o espaço onde ocorre o “encontro fraterno do crente com o descrente, caso haja necessidade de definir um estado do fugaz e do incerto”.

Read More…

Coletânea apresenta a Filosofia de Michel Foucault

Coletânea apresenta a Filosofia de Michel Foucault

by pluricom — Dec 19, 2006 09:00 PM

O filósofo Michel Foucault soube como poucos pensar o tempo presente e formular conceitos que contribuíram para o diagnóstico de problemas sociais contemporâneos. Em O Legado de Foucault, lançamento da Editora UNESP, o leitor tem a oportunidade de tomar contato com o pensamento do filósofo francês em relação a temas como feminismo, violência, controle social, loucura, amizade e sexualidade. Divididos em blocos temáticos, os artigos retomam incontáveis possibilidades de diálogos com o pensamento filosófico e político de Foucault.

Read More…

Obra resgata importância histórico-literária dos textos do Visconde de Taunay

Obra resgata importância histórico-literária dos textos do Visconde de Taunay

by pluricom — Dec 17, 2006 09:00 PM

Visconde de Taunay escreveu compulsivamente diversos gêneros discursivos e literários. Revisões da Guerra do Paraguai (1865-1870) entram necessariamente em suas narrativas militares, além de ser Taunay um dos principais representantes da literatura dos viajantes. Em O Visconde de Taunay e os fios da memória, lançamento da Editora UNESP, Maria Lídia Lichtscheidl Maretti revela a importância histórico-literária da obra de Alfredo d’Escragnolle Taunay, o Visconde de Taunay. A autora analisa o conjunto de textos, da prosa de ficção ao teatro, do ensaio à narrativa de viagem, escritos por Taunay tanto na condição de naturalista expedicionário como de oficial do Império em campanha militar.

Read More…

Richard Rorty e a reinvenção da esquerda norte-americana

Richard Rorty e a reinvenção da esquerda norte-americana

by pluricom — Dec 14, 2006 09:00 PM

Richard Rorty é um dos maiores nomes da filosofia contemporânea e talvez o mais influente intelectual norte-americano da atualidade. Neste Contra os patrões, contra as oligarquias, fruto de uma entrevista concedida aos professores Derek Nystrom e Kent Puckett, aborda-se a história intelectual de Rorty, os efeitos da globalização, a produção acadêmica e, em particular, o seu livro Achieving Our Country: Leftist Thought in Twentieth Century America, um manifesto político que recupera Walt Whitman e John Dewey para defender a idéia de uma esquerda progressista e pragmática. A partir das principais concepções filosóficas revolucionárias de Rorty, Nystrom e Puckett buscam deixar mais clara a visão política de Rorty. Assim, fica mais compreensível a sua defesa de uma “esquerda que deve ser praticada” em oposição a uma “esquerda contemplativa”.

Read More…

Pacote de férias na Universidade do Livro

Pacote de férias na Universidade do Livro

by pluricom — Dec 12, 2006 09:00 PM

 

Read More…

Bonecas de barro transformam 'viúvas da seca' do Vale do Jequitinhonha em 'noivas da seca'

Bonecas de barro transformam 'viúvas da seca' do Vale do Jequitinhonha em 'noivas da seca'

by pluricom — Dec 07, 2006 09:00 PM

A Editora UNESP promove em São Paulo o lançamento de Noivas da Seca, de Lalada Dalglish. Fruto de anos de convívio da autora com as mulheres ceramistas do Vale do Jequitinhonha (MG), região marcada pela seca e pela pobreza, o livro apresenta o cotidiano e a obra destas artesãs que há gerações transmitem para as filhas e netas os segredos da cerâmica. Lalada aponta os fatores estéticos e socioculturais relacionados à produção, à distribuição e ao consumo das obras produzidas. A autora apresenta também a trajetória visual da cerâmica, por meio de vasta documentação iconográfica. O lançamento de Noivas da Seca acontece no dia 16 de dezembro, sábado, às 11h, na Pinacoteca do Estado (Praça da Luz, 2, em São Paulo-SP).

Read More…

Os efeitos da modernização no cotidiano dos camponeses

Os efeitos da modernização no cotidiano dos camponeses

by pluricom — Dec 05, 2006 09:00 PM

A tese defendida por Eliane Tomiasi Paulino em Por uma geografia dos camponeses, lançamento da Editora UNESP, é que o desenvolvimento capitalista provocou um movimento de recriação do campesinato. Como geógrafa, a autora busca mapear o processo de territorialização camponesa resgatando as estratégias e trajetórias de sua inscrição no universo capitalista, marcado, entre outros aspectos, pela tecnificação da agricultura. Para dar conta do estudo, Eliane Paulino realizou durante cinco meses intensa pesquisa em bairros rurais e sítios de camponeses no norte londrino do Paraná.

Read More…

Obra traça etnografia dos povos indígenas de Iauaretê (AM)

Obra traça etnografia dos povos indígenas de Iauaretê (AM)

by pluricom — Dec 03, 2006 09:00 PM

Em outubro, líderes indígenas de São Gabriel da Cachoeira (AM) receberam do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a certidão de Patrimônio Cultural do Brasil concedida à cachoeira de Iauaretê, um local sagrado para os índios que habitam a região. A cachoeira que fica na fronteira do Brasil com a Colômbia foi o primeiro lugar do país reconhecido como bem cultural imaterial. A partir de agora, o local terá divulgação ampla do Ministério da Cultura e também contará com um plano de salvaguarda, elaborado junto com as comunidades. <P>Especialistas como o antropólogo Geraldo Andrello participaram e incentivaram o processo de tombamento da cachoeira, essencial para a comunidade de Iauaretê, povoado indígena multiétnico que é retratado em Cidade do Índio, lançamento da Editora UNESP em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA).

Read More…

Oficina de criação de livros com alunos de escolas públicas em São Paulo

Oficina de criação de livros com alunos de escolas públicas em São Paulo

by pluricom — Nov 30, 2006 09:00 PM

Criar um livro infantil ou juvenil é o objetivo da Oficina de Criação Literária, projeto da Universidade do Livro e do Núcleo de Projetos Especiais da Fundação Editora da UNESP.<BR> <BR>Em 2007, 250 crianças do ensino fundamental e médio de escolas públicas estaduais de São Paulo, participarão ativamente do processo da realização de um livro - da criação, edição e produção à impressão.

Read More…

Document Actions

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom